O Museu do Ipiranga, na Zona Sul, receberá no sábado (20) a Mostra Contrapontos, com a exibição de produções audiovisuais incluídas nas exposições de longa duração abertas desde a reinauguração do edifício. A entrada é gratuita, com início às 14h.
Estarão presentes para comentar as obras Maria Thais Lima Santos e Yghor Boy, diretores do documentário Territórios de Resistência, e Laysa Elias e Dourado, integrantes do Grupo MEXA, que produziu o vídeo Casa de Bonecas.
Além destes, serão exibidos vídeos que integram as exposições em cartaz no Museu do Ipiranga, como Uma História do Brasil, Passados Imaginados, Territórios em Disputa, Mundos do Trabalho e Casas e Coisas.
Haverá um debate com mediação de Paulo César Garcez Marins, docente do Museu, e apresentação de Isabela Ribeiro de Arruda, supervisora de Educação, Museografia e Ação Cultural do Museu. São 300 vagas a serem preenchidas por meio de inscrição no site da instituição.
A Mostra Contrapontos faz parte da comemoração do museu por atingir a marca de 1 milhão de visitantes desde sua reabertura, em setembro de 2022.
Em adição, no sábado e no domingo (21), quem visitar a instituição será recebido e poderá levar para casa bottons com a frase “Um milhão de visitantes, um milhão de histórias”, desenvolvidos exclusivamente para a data.
Apesar do evento ser gratuito, a entrada para o museu custa 30 reais, com desconto de 50% para estudantes, profissionais da rede pública de ensino, idosos acima de 60 anos PcD com acompanhante (mediante laudo médico) e jovens cadastrados no programa ID Jovem.