Museu do Ipiranga celebra 130 anos com evento gratuito no domingo (7)
Em celebração dos 130 anos, instituição promove Museu em Festa 2025 com programação para o Dia da Independência

Neste ano, o Museu do Ipiranga comemora 130 anos de existência com programação especial no dia 7 de setembro, mas mesmo sendo o museu público mais antigo do país, a instituição continuou em transformação. Nas últimas três décadas, a instituição passou por inúmeras mudanças que promovem preservação e diálogo entre o passado e o presente.
Para celebrar o marco, o museu lança a minissérie de quatro episódios: “Museu do Ipiranga 130 anos: Histórias para pensar o presente”. A produção é dirigida por Marcelo Machado, de Tropicália (2012) e Ginga (2005), e conta om participações de Preta Rara, Marcelo Tas e pessoas da equipe da instituição.
A série trata de temas como acessibilidade, novas formas de narrar a história do Brasil e a relação do público com o edifício histórico. Um episódio em especial parte da discussão nas redes sociais “Cadê aquela carruagem?”, em referência as mudanças no acervo do museu. Você vai poder conferir os dois primeiros episódios gratuitamente no Espaço 130 anos do evento das 10h às 13h.
Além da produção audiovisual, a Estúdio Novelo vai lançar em outubro o podcast de cinco episódios “Pensar o presente: histórias de um museu em transformação”.
O programa revisita debates já promovidos pelo Museu e aponta os que ainda precisam ser enfrentados, lançando luz para o seu papel como espaço de produção de conhecimento e de crítica sobre a história e o presente do país.
Programação 2025
O evento acontece das 9h às 18h e conta com acessibilidade: intérprete de Libras, audiodescrição, prancha de comunicação alternativa e espaço de conforto e regulação.
A programação reúne ações culturais que destacam a diversidade, a inclusão e a riqueza da cultura popular. Por exemplo, CHUYMA: Reconstrução Ancestral, com Carolina Velasquez, e Afrobeat: Substantivo Feminino, com Funmilayo Afrobeat Orquestra, ambas no Espaço Esplanada do evento.

Ainda com a parceria do Sesc Ipiranga, a programação inclui oficinas de desenho e pintura, caminhada de observação de aves, aula aberta de Vogue e intervenções circenses e literárias.
Como chegar ao museu?
Transporte público:
- De metrô, há três estações da linha 2 (verde) próximas ao Museu: Alto do Ipiranga (30 minutos de caminhada), Santos-Imigrantes (25 minutos a pé) e Sacomã (25 minutos a pé).
- A linha 710 da CPTM tem uma parada no Ipiranga (20 minutos de caminhada).
- Principais linhas de ônibus: 4113-10 (Gentil de Moura – Pça da República), 4706-10 (Jd. Maria Estela – Metrô Vila Mariana), 478P-10 (Sacomã – Pompeia), 476G-10 (Ibirapuera – Jd.Elba), 5705-10 (Terminal Sacomã – metrô Vergueiro), 314J-10 (Pça Almeida Junior – Pq. Sta. Madalena), 218 (São Bernardo do Campo – São Paulo).
Acessibilidade:
- Pessoas com deficiência em transporte individual: na entrada da rua Xavier de Almeida, nº 1, há vagas rotativas (zona azul) em 90°.
Bicicletas:
- Paraciclos disponíveis próximos aos portões da R. Xavier de Almeida e R. dos Patriotas.