Um mural do artista Eduardo Kobra que existia desde 2009 em um muro na Avenida Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, foi apagado há pouco mais de um mês. A obra retratava o centro antigo de São Paulo e fazia parte de um projeto do artista em que ele ressignifica imagens históricas.
+ Morre Gileno Santoro, dublador do Mestre Kame de ‘Dragon Ball’
Em seu Instagram, Kobra refletiu sobre o apagamento de murais na cidade. “Por um lado, isso faz parte da vida de qualquer artista de rua — mais dia, menos dia, vem uma demolição, uma reforma, um trabalho urbanístico ou arquitetônico qualquer e, pronto, aquele trabalho desaparece. Por outro, poxa, ali está (ou estava) a materialização de minha criatividade, minhas ideias, meu suor. Quando eu era mais jovem, costumava comentar que não me importava: street art é assim mesmo, a mesma cidade que é plataforma também, voraz, destrói nossas criações. Agora eu respiro fundo — sinto que não terei tempo nem energia para refazer tudo”, afirmou.
Ele ainda fez um questionamento se as “obras de street art, pela sua natureza, são mesmo efêmeras” ou se deveriam ser preservadas mesmo com a transformação das cidades. Agora, o muro está em branco e o imóvel está a venda.