Morreu na tarde desta sexta-feira (24), aos 79 anos, o pintor, gravador e desenhista paulistano Antonio Henrique Amaral. Ele enfrentava um câncer de pulmão e estava internado no Hospital Samaritano, na região central de São Paulo, desde segunda.
O artista ficou conhecido pela série de pinturas com o tema Bananas, realizadas de 1968 até 1975. De espírito contestador e sem medo de se filiar ao óbvio, levou para os Estados Unidos quadros em que a fruta aparece como protagonista.
Uma ampla retrospectiva de sua obra, composta de 160 itens, foi exibida no fim de 2013 na Pinacoteca.
Sua carreira foi marcada pela criação de gravuras e murais pop até chegar aos desenhos mais recentes, feitos com aquarela. Nesse passeio por diferentes técnicas, contou com ensinamentos do mestre em xilografia Lívio Abramo e estudou com o designer italiano Roberto Sambonet.
O ponto em comum em toda a sua produção está na progressão em série das imagens explícitas. Sempre fortes, as cores despertam para a violência do contexto histórico no qual foram criadas e revelam um artista crítico e em constante mudança.
Antonio Henrique deixa duas filhas, Carla Nádia, de 52 anos, e Mariana, de 38. O velório será realizado na Funerária Home, na Rua São Carlos do Pinhal, 376, na Bela Vista, a partir das 23 horas.