Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Média de público do Brasileirão é menor que a do campeonato chinês

Com 14 951 pessoas por partida, a Série A nacional perde até para a segunda divisão alemã

Por Mauricio Xavier
Atualizado em 5 dez 2016, 14h16 - Publicado em 22 jul 2014, 20h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Você conhece o “clássico” chinês Dalian Shide x Shaanxi Chanba? Provavelmente não, mas é bem possível que ele atraia mais interesse que os jogos do seu time. De acordo com um levantamento da Pluri Consultoria, o campeonato nacional do país asiático recebe mais público que o Brasileirão.

    Na média, 18 571 pessoas vão ao estádio nos jogos da primeira divisão da China, o que a torna a 10ª liga do mundo neste quesito. O Brasil, com 14 951 por partida, é apenas o 15º, atrás de outras “potências” no esporte como Estados Unidos, Japão e Turquia, além de ganhar por pouco da Austrália (14 294).

    O líder na estatística é o Campeonato Alemão que, também neste caso, anda aplicando sonoras goleadas no Brasil. A Bundesliga teve média de 43 173 pessoas por jogo na última temporada, o que representa praticamente 100% do espaço disponível nas arenas locais.

    Até a segunda divisão do atual campeão mundial faz mais sucesso que a nossa Série A, com média de 17 491 pessoas por confronto. Segundo a pesquisa, os estádios brasileiros atingem apenas 39% de sua capacidade.

    Abaixo, a lista dos vinte primeiros do ranking:

    Continua após a publicidade

    1º) Alemanha – 43 173

    2º) Inglaterra – 36 589

    3º) Espanha – 26 867

    4º) Itália – 23 365

    Continua após a publicidade

    5º) México – 22 939

    6º) França – 20 693

    7º) Argentina – 20 599

    8º) Holanda – 19 289

    Continua após a publicidade

    9º) Estados Unidos – 18 743

    10º) China – 18 571

    11º) Alemanha (segunda divisão) – 17 491

    12º) Japão – 17 160

    Continua após a publicidade

    13º) Inglaterra (segunda divisão) – 16 438

    14º) Turquia – 15 014

    15º) Brasil – 14 951

    16º) Austrália – 14 294

    Continua após a publicidade

    17º) Bélgica – 11 836

    18º) Rússia – 11 797

    19º) Ucrânia – 10 930

    20º) Suíça – 10 722

    Publicidade

    Publicidade