Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Marieta Severo chama ação da GCM no Teatro de Contêiner de “tempos de ditadura”

Atriz postou vídeo mostrando indignação com a situação em que o lugar se encontra por conta de despejo

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 ago 2025, 14h09
Marieta Severo fica indignada com situação do Teatro de Contêiner
Marieta Severo fica indignada com situação do Teatro de Contêiner (Instagram/Montagem/Reprodução)
Continua após publicidade

A atriz Marieta Severo fez críticas à atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) contra integrantes do Teatro de Contêiner e da ONG Tem Sentimento, na terça-feira (19). Agentes entraram no prédio ocupado pela ONG, que fica no terreno do teatro, e usaram spray de pimenta e para retirar os ocupantes do local.

A ação, registrada por testemunhas, provocou a reação da atriz, que fez um  vídeo publicado nas redes sociais onde classificou a abordagem como “lamentável” e comparou o episódio aos anos de ditadura militar.

“Me remeteu aos piores tempos de uma ditadura, que eu vivi, onde os teatros eram invadidos, onde os atores eram ameaçados. Quero deixar aqui a minha tristeza profunda por esse momento e a minha esperança de que isso não aconteça mais no Brasil”, declarou.

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) cobrou explicações do prefeito Ricardo Nunes  sobre a conduta da GCM. O ofício, assinado pelo promotor Paulo Destro, questiona quem autorizou o uso de spray de pimenta, agressões físicas e ameaças com armas letais, e se houve respaldo em mandado judicial ou ordem administrativa para a operação.

Continua após a publicidade

Além de Nunes, Totó Parente (Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa), Regina Célia da Silveira Santana (Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania) e Marcelo Vieira Salles (Subprefeito da ) deverão comparecer a reunião com o MP no dia 8 de setembro, para apuração sobre “violação dos princípios constitucionais e abuso de poder de agentes públicos”.

O MP-SP também instaurou um inquérito civil para apurar eventual improbidade administrativa na decisão da prefeitura.

A prefeitura, em nota, justificou a ação da GCM afirmando que a recusa em desocupar um imóvel ao lado do teatro “tornou necessária a intervenção”.

Continua após a publicidade

Por nota, a prefeitura informou que ofereceu “três alternativas de terrenos para os representantes do Teatro de Contêiner, sendo que o mais recente deles com 687 m2 na Rua João Passalaqua, altura do número 140, na esquina com o Viaduto Júlio de Mesquita, no Bixiga, uma região repleta de teatros e restaurantes”.

A prefeitura informou que tem o registro de dois pedidos formalizados pela companhia teatral que foram negados por pertencerem ao Estado, sendo um deles cedido à CDHU para a construção de moradias populares e o outro área operacional da CPTM. Além disso, o Município já repassou ao equipamento mais de R$ 2,5 milhões em apoio.

Despejo

O Teatro de Contêiner, considerado referência cultural em São Paulo, recebeu em 6 de agosto nova notificação para desocupar o espaço, com prazo até esta quinta-feira (21). A companhia, no entanto, afirma manter programação de espetáculos até dezembro, incluindo atividades financiadas pelo próprio município, dentro do Programa Municipal de Fomento ao Teatro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup