‘Mãe Preta’ encerra trilogia que celebra vida e obra de Helena Theodoro

A peça, que discute a identidade da mulher negra, está em cartaz no CCBB em curta temporada - e com entrada gratuita

Por Fabio Codeço
Atualizado em 9 fev 2025, 14h58 - Publicado em 9 fev 2025, 09h00
Teca, Tatiana e Luiza: trio protagoniza a peça, em cartaz no CCBB
Teca, Tatiana e Luiza: trio protagoniza a peça, em cartaz no CCBB (Noelia Nájera/Divulgação)
Continua após publicidade

Encerrando a programação da ocupação Trilogia Matriarcas, uma celebração à vida e obra da intelectual Helena Theodoro, a primeira mulher negra a se doutorar em filosofia no Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe o espetáculo Mãe Preta para uma curta temporada, gratuita, até o dia 23. Dirigido por Lucelia Sergio e escrito por ela em parceria com Valesca Lins, o espetáculo dribla estereótipos sociais para falar sobre a identidade da mulher negra, múltipla, e suas dores, reconstruções e celebrações. “essas diferentes facetas coexistem, e isso reflete a visão africana de que a mulher não se limita a um papel preestabelecido. ela pode ser política, espiritual, e desempenhar muitas outras funções”, ressalta Helena.

Na peça, Luiza Loroza, Tatiana Henrique e teca Pereira vivem uma família quem enfrenta o trauma da perda do filho caçula, um dia após sua festa de aniversário. As lembranças da tragédia pairam sobre a culpa, a tristeza, o desequilíbrio e as imposições sociais à matriarca, que se vê impedida de viver seus desejos e alegrias. De luto, ela busca forças para comemorar novamente a vida, lutando contra os fantasmas que a aprisionam nas funções de mãe e esposa, enquanto tenta restabelecer sua própria história (60min). 12 anos.

CCBB. Rua Álvares Penteado, 112, centro,4297-0600. → Qui. e sex., 19h. Sáb., 15h e 18h. Dom., 18h (sessão extra dia 23, 15h). Grátis. Até 23/02. ccbb.com.br

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.