Avatar do usuário logado
OLÁ,

Conheça as principais obras da escritora Lya Luft, morta nesta quinta (30)

Transitando entre poesia e prosa, a artista gaúcha deixou um marco na literatura brasileira

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 18h57 - Publicado em 30 dez 2021, 17h23
Retrato de Lya Luft, uma mulher idosa, de pele branca, cabelos loiros e olhos verdes.
Autora gaúcha, de 83 anos, faleceu em sua casa em Porto Alegre, vítima de uma melanoma; confira obras mais emblemáticas de sua carreira. (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

A escritora Lya Luft morreu na madrugada desta quinta (30) em sua casa, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Natural de Santa Cruz do Sul, a gaúcha tinha 83 anos e lutava contra um melanoma há sete meses. A autora, que estava internada, pediu para ficar em casa antes das festas de fim de ano, pois queria estar próxima da família.

+Diretor revela que mudou final de ‘Não Olhe Para Cima’ após improviso

Lya Luft nasceu em 1938 e formou-se em Letras Anglo-Germânicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1963. Era cronista, contista, romancista e poeta e, em sua multiplicidade de gêneros, sua obra deixou um marco na literatura brasileira. Também foi colunista de veículos jornalísticos, entre eles VEJA.

A seguir, confira os principais títulos da escritora gaúcha:

 

As Parceiras (1986)

Capa do livro
(Editora Record/Divulgação)

Romance de estreia de Lya Luft, que até então só havia publicado livros de contos e poemas, As Parceiras conta a história de uma família a partir de uma perspectiva feminina. O enredo é narrado por Anelise, uma mulher à beira do caos que busca em seu passado e no passado de seus familiares as razões para seu sofrimento.

 

O Lado Fatal (1988)

Capa do livro
(Editora Record/Divulgação)
Continua após a publicidade

Um dos livros de poemas lançados pela escritora, trata de temas como a complexidade das relações humanas, a força dos sentimentos e a dor.

 

O Rio do Meio  (1996)

Capa do livro
(Editora Record/Divulgação)

Com esse livro, Lya Luft venceu o prêmio de melhor obra do ano da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Em uma abordagem original – nem jornalística, nem ficcional – a autora versa sobre as descobertas de uma criança intrigada com a vida e seus mistérios, sobre o amadurecimento do ser humano, com seus conflitos e alegrias, sua coragem e fracassos.

 

Perdas & Ganhos (2003)

Capa do livro
(Editora Record/Divulgação)

Considerado um best-seller, o livro, um misto de ensaio e memórias, chegou em sua 40ª edição, com mais de 600 mil exemplares vendidos, segundo a Editora Record. Além disso, a obra ganhou edições em inglês, alemão, espanhol, francês e italiano. 

Continua após a publicidade

 

As Coisas Humanas (2020)

Capa do livro
(Editora Record/Divulgação)

Última obra lançada pela escritora, o romance traz reflexões acerca do luto e faz uma ode ao seu filho André, que morreu em 2017, aos 52 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Novamente, Lya Luft mistura textos e memórias em uma prosa poética que trata de temas comuns à existência humana.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

 

 

 

 

 

Publicidade