Luís Fernando Veríssimo morre aos 88 anos
O romancista e cronista, criador de personagens inesquecíveis, estava internado desde 11 de agosto, em Porto Alegre

O escritor gaúcho Luís Fernando Veríssimo, um dos mais importantes e populares escritores brasileiros, morreu na madrugada deste sábado (30), no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Internado na UTI desde 11 de agosto, Veríssimo faleceu por complicações decorrentes de uma pneumonia, informou a instituição. Autor de personagens hilários e inesquecíveis, como o Analista de Bagé, Ed Mort e a Velhinha de Taubaté, Luís Fernando era filho de outro gigante da literatura nacional: Érico Veríssimo.
Luís Fernando iniciou a carreira no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, em 1966. O primeiro livro, O Popular, foi publicado em 1973. Ao todo, Veríssimo teve mais de 70 livros publicados e 5,6 milhões de cópias vendidas, entre crônicas, romances, contos e quadrinhos.
Problemas de saúde
O escritor tinha Parkinson e problemas cardíacos. Em 2021, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e segundo a família, enfrentava dificuldades motoras e de comunicação. O escritor deixa a mulher, Lúcia Helena Massa, três filhos e dois netos. O velório ocorrerá no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, seguido pelo sepultamento no Cemitério São Miguel e Almas, em ato reservado a familiares e amigos próximos.