Na contramão do fechamento de grandes livrarias como a Cultura, novos estabelecimentos florescem na capital paulista. Um deles é a Megafauna, no Edifício Copan, que abrirá uma segunda unidade dentro do Teatro Cultura Artística, a poucos metros da Praça Roosevelt. A previsão de inauguração do novo espaço é dia 25 de agosto.
O novo estabelecimento investirá na literatura infantil e nos livros de ciências humanas, áreas pouco exploradas na unidade do Copan. O público infanto-juvenil terá uma sessão especial dentro da loja, com direito a uma pequena arquibancada para eventos, e um catálogo robusto de obras. Irene de Hollanda, que dirige a livraria ao lado de Fernanda Diamant, conta que os eventos literários de maior porte terão destaque no novo espaço, que terá à disposição um auditório com 15o lugares, parte do projeto do Teatro.
“É uma loja que consegue complementar muito bem o nosso projeto”, explica Irene, que almeja fortalecer, com a nova unidade, um circuito de livrarias independentes no centro da cidade. “Nosso objetivo sempre foi criar um espaço de debate de literatura e de encontros”, conta. Apesar da expansão, a Megafauna não tem planos de virar uma rede.
Segundo Irene, o plano é inaugurar o espaço com um festival de poesia, o Poesia no Centro, que já era realizado mensalmente no Copan, mas que este ano promete tomar proporções maiores.
O Teatro Cultura Artística está em fase final de reconstrução após ter sido destruído em um incêndio em 2008 e tem reabertura prevista para agosto, já com a nova livraria.