Avatar do usuário logado
OLÁ,

Paulistana Karola Braga é finalista de prêmio de arte olfativa em Los Angeles

Obra "Lágrimas, terra e crisântemo" concorre na 9ª edição de premiação The Art and Olfaction Award, do The Institute for Art and Olfaction

Por Ana Garcia
Atualizado em 5 abr 2023, 21h50 - Publicado em 5 abr 2023, 20h06
Lençol branco voando ao vento pendurado em varal tendo galpão
Instalação olfativa "Lágrimas, terra e crisântemo", de Karola Braga: finalista do prêmio Sadakichi Award for Experimental Work with Scent (Thiele Elissa/Divulgação)
Continua após publicidade

A artista e pesquisadora olfativa paulistana Karola Braga é uma das finalistas da premiação do 9th Art and Olfaction Award. Os prêmios são entregues anualmente pelo The Institute for Art and Olfaction, sediado em Los Angeles, nos EUA.

Karola foi indicada para a categoria Sadakichi Award for Experimental Work with Scent, que premia contribuições para a cultura olfativa. A artista paulistana é a única finalista da América Latina.

A obra com que Braga participa é “Lágrimas, terra e crisântemo”, que integrou a 13ª edição da Bienal do Mercosul, em 2022. Trata-se de um lençol pendurado em um varal cuja trama possui os aromas de lágrimas, terra e crisântemo, consolidando uma fragrância que remete ao luto.

Lençol branco voando ao vento pendurado em varal tendo rio ao fundo
Obra instalada na 13ª Bienal do Mercosul: expressão do luto (Thiele Elissa/Divulgação)

A instalação olfativa simboliza tanto o luto coletivo vivido durante os anos de pandemia quanto uma perda pessoal sofrida pela artista no período. “Nos últimos anos, minha relação com a cama não foi de tantos sonhos. Como muitos, eu perdi alguém e tão doloroso quanto a perda foi a impossibilidade de uma despedida, o ritual de um Adeus”, comenta a artista sobre o trabalho.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade