Hotel bucólico, Unique Garden é um convite ao relaxamento
Espaço em Mairiporã, a menos de uma hora da capital, comemora 20 anos e é convidativo para famílias, amigos ou colegas de trabalho experimentarem a desconexão

Como em um passe de mágica, em cinquenta minutos você é transportado para outra atmosfera. Da euforia da metrópole para a calmaria do campo. Tudo ali evoca um estado mais tranquilo, de corpo, mente e alma. O Unique Garden — que agora comemora vinte anos — é um hotel bucólico, em Mairiporã, a menos de uma hora da capital, e um convite para se desligar da energia pulsante dos grandes centros, próximo ao Parque Estadual da Cantareira, considerado um dos últimos redutos preservados de Mata Atlântica de São Paulo.
Concebido pelo empresário Victor Siaulys (1936-2009), com sua visão futurista de que as pessoas precisam ter experiências perto da natureza. Buscar essa integração foi um dos seus principais projetos de vida, seguido por sua filha Tatiana e pela neta Camila. “Para mim, é muito importante que os hóspedes sintam todo o poder que esse jardim tem, de cura e reconexão”, afirma Tatiana. “São duas décadas trabalhando incansavelmente para surpreender, com experiências pensadas com o coração.”
Esse afeto está presente em tudo ali e pode ser sentido o tempo todo. Já na chegada, os hóspedes são recepcionados em um espaço com muitas flores sunpatiens e um jardim multicolorido que encanta os olhos. Um lago permeia a hospedaria e, em torno dele, há casas especiais, os chamados chalés vips. São construções fantásticas, que causam deslumbramento. Do mesmo grupo do hotel Unique, na capital, o Garden também tem casas e espaços projetados pelo mestre da arquitetura Ruy Ohtake, que era muito amigo do proprietário. Foram criadas por ele treze das trinta acomodações. O lugar é convidativo para famílias, amigos ou colegas de trabalho passarem dias experimentando a desconexão.



O Chalé Cristal é um capítulo à parte. Com 600 metros quadrados, o local mais parece de sonho. Tem uma vista panorâmica para toda a propriedade, iluminação especial, em tons amarelados, com a maior parte de LED, e um projeto arquitetônico arrojado. A ideia de Tatiana ali é ser um espaço “místico”, já que os cristais são energizantes e o chalé tem esse formato. Para entrar nele, o hóspede atravessa uma caverna de cristais e pega um elevador para chegar no living. A sala, com cozinha aberta, tem jacuzzi dentro, lareira e a paisagem o tempo inteiro presente, já que é toda de vidro. No teto do quarto, a iluminação de LED simula um céu estrelado, como uma continuação do que está sendo visto no terraço. O projeto mobiliário é assinado pela renomada arquiteta Patrícia O’Reilly, a mesa de jantar tem a marca Zanini de Zanine. Com tamanha sofisticação, a diária da casa custa a partir de 12 000 reais e 16 000 reais em eventos.



Para circular pela mata e respirar o ar puro, o lugar oferece bicicletas, e também há carrinhos para trazer e buscar as pessoas nos chalés, a qualquer horário. O lugar conta com piscinas, saunas, quadras de tênis, uma equipada sala de ginástica, espaço fitness com profissionais treinados e programações oferecidas ali. O spa é enorme, tem dois andares, e os óleos essenciais são confeccionados com ervas cultivadas no hotel. Uma extensa plantação de lavanda encanta os olhos e o olfato.

O ervário e a horta orgânica são outros atrativos. Dali, sai a cozinha farm to table (do campo à mesa) do chef Daniel Aquino, com pratos criativos e bem balanceados, além de sempre coloridos e floridos. A cada estação o menu muda, acompanhando a sazonalidade. “A cozinha do hotel é afetiva. Vem da lembrança dos nossos avós e bisavós, que plantavam e colhiam para fazer as refeições da família”, conta. “É um resgate do cuidado e respeito à natureza, daquela comida que aquece o coração.”


Dois pilares importantes do hotel são sustentabilidade e os projetos sociais. O Instituto Tatiana Siaulys tem um mantenedouro de animais silvestres, autorizado pelo Ibama, para cuidar de bichos que sofreram maus-tratos. E o projeto Encontrei um Amigo, com mais de uma década, acolhe animais abandonados — já são mais de 200 cães que recebem todos os cuidados necessários e estão aptos para adoção. “Aqui pensamos além dos muros. Temos todo o cuidado com a natureza, com as pessoas da região, com os animais. Cuidamos de tudo com a nossa alma.” uniquegarden.com.br.

*A redatora-chefe viajou a convite do Unique Garden.
Publicado em VEJA São Paulo de 14 de março de 2025, edição nº 2935.