Não é só o valor do coco que está inflacionado no litoral paulista. O preço da diária em hotéis e pousadas também anda nas alturas – chega facilmente a 1 000 reais (o casal) em praias badaladas como Camburi, Juquehy e Ilhabela.
O mais caro da temporada é o NAU Royal, em Camburi. Nos finais de semana de janeiro, o pacote para o casal entre sexta-feira e domingo sai por 2 934,00 no quarto duplex, o mais luxuoso da casa.
Em seguida vem o polêmico DPNY, em Ilhabella, onde o mesmo pacote sai por 2 880 reais. Os dois lugares embutem na diária apenas o café da manhã, além dos serviços de praia, piscina, wi-fi e estacionamento.
Para fazer uma comparação, é possível hospedar-se em hotéis cinco estrelas de Paris, Milão e Londres desembolsando aproximadamente a mesma quantia. No hotel W Ópera, em Paris, a diária em um quarto com vista para uma das construções mais charmosas do mundo custa 1 480 reais – o pacote de dois dias sairia por 2 960 reais.
Em Londres, é possível hospedar-se durante dois dias no Mayfair Hotel por 2 696 reais. Já em Milão, o luxuosíssimo Armani Hotel, com design e atendimento assinados pela grife homônima, cobra 2 763 reais por duas diárias no final de semana.
Será que o solão vale tanto a pena?