Avatar do usuário logado
OLÁ,

Tributo a Guilherme de Almeida reúne sessões de cinema e visita temática

Evento ocorre em Perdizes em homenagem à obra do poeta em seu mês de nascimento e falecimento

Por Júlia Rodrigues
Atualizado em 27 Maio 2024, 21h45 - Publicado em 21 jul 2022, 18h16
O autor Guilherme de Almeida, um homem branco, de cabelos escuros e calvo, usa um terno e posa para uma foto da cintura para cima. Foto antiga em preto e branco
O escritor paulista Guilherme de Almeida: homenagens no centro cultural que leva seu nome. (C. Rosen/Acervo Museu Casa Guilherme de Almeida/Divulgação)
Continua após publicidade

A Casa Guilherme de Almeida retorna com Guilherme de Almeida em Cena, evento que faz homenagens presenciais e virtuais ao poeta, no mês em que ele nasceu e faleceu. O autor paulista ficou conhecido não só pelos poemas, alguns deles em formato de haicai, tipo de poema japonês que prioriza a brevidade, mas também pelo trabalho como cronista e crítico de cinema.

+Após pressão de Ponto de Economia Solidária, Butantan muda projeto de obra

Na sexta (22), às 19h, a atividade on-line Guilherme de Almeida, pioneiro da crítica cinematográfica tem Donny Correia, mestre e doutor em Estética e História da Arte, a revisitar o trabalho do autor como crítico. No sábado (23), Marcelo Tápia fala sobre a história da prática do haicai no Brasil, com foco na contribuição do homenageado.

No sábado (23), começam as atividades presenciais. Às 15h, o curta-metragem Os Haikais do Príncipe, de Maurício Squarisi, sobre a vida e parte da obra do poeta, é exibido no Anexo da Casa Guilherme de Almeida. Em seguida, às 16h, é a vez do longa-metragem Apassionata, dirigido por Fernando de Barros e cujo roteiro teve a contribuição do escritor. Após a exibição, o crítico Donny Correia comentará o filme.

Encerra a programação a atividade Guilherme de Almeida e o Japão, em que Débora Paneque, pós-graduada em Gestão do Patrimônio e Cultura, levará os participantes a uma visita temática pelo centro cultural. O público poderá conhecer peças do acervo e trechos de textos que destacam o interesse do escritor pela cultura nipônica. É necessário fazer inscrição prévia pelo site para participar de todas as atividades.

+5 paradas obrigatórias em ‘As Aventuras de Alice’, no Farol Santander

Continua após a publicidade

Casa Guilherme de Almeida. Rua Macapá, 197, Perdizes, 3673-1883. ♿  (Guilherme de Almeida e o Japão) Dom. (24), 14h. Anexo da Casa Guilherme de Almeida. Rua Cardoso de Almeida, 1943, Perdizes, ☎ 3868-4128. ♿ (Exibição de Os haikais do príncipe) Sáb. (23), 15h. (Exibição de Apassionata) Sáb. (23), 16h. Grátis (todas). casaguilhermedealmeida.org.br. 

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicidade