O paulista Gabriel Medina tornou-se nesta sexta (19) o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe profissional. Prestes a completar 21 anos, o jovem de Maresias foi o vencedor da temporada de 2014 do ASP World Championship Tour (WCT), categoria máxima da modalidade.
+ O melhor de Ilhabela: praias, boa mesa e badalação
Nascido em 22 de dezembro de 1993, no município de São Sebastião, o garoto levou o título na etapa final do circuito, na praia de Pipeline, no Havaí. Foram três etapas vencidas no ano, na Austrália, em Fiji e no Taiti.
Depois de vencer sua bateria pela terceira fase contra o havaiano Dusty Payne, Medina viu seu principal perseguidor, o australiano Mick Fanning, ser eliminado. A prova em Pipeline chegou a ser adiada por quase uma semana devido às ondas pequenas.
Com um estilo agressivo e cheio de aéreos, o fenômeno começou cedo no esporte, aos 9 anos. Em sua trajetória, conquistou o título brasileiro amador e o tricampeonato paulista. Também chegou ao vice no Mundial Amador Sub-16.
Em 2009, fechou seu primeiro patrocínio e tornou-se profissional. A passagem primorosa pelas divisões de acesso o levaram à elite. Nesse ano, realizou uma campanha extraordinária, liderando o ranking mundial da categoria desde junho, à frente de nomes como os ex-campeões Kelly Slater e Mick Fanning.
Confira abaixo algumas das melhores ondas de Medina na temporada:
https://youtube.com/watch?v=ctBtVt6YyKQ
https://youtube.com/watch?v=gPdZ0uokNAQ