Cinquenta fotos raras, publicadas em jornais brasileiros, como Última Hora, Tribuna da Imprensa e o Cruzeiro, são exibidas na exposição O Verso da Notícia, em cartaz na Doc Galeria, a partir de 19 de março.
“É uma espécie de aula de história. Primeiro, pelos próprios temas, que retomam acontecimentos importantes. Segundo, porque aborda-se a forma como funcionava a imprensa brasileira. Observa-se isso no carimbo impresso no versos das imagens. Nesses, eram guardadas anotações sobre onde elas haviam sido produzidas e onde foram publicadas”, explica Fernando Costa Netto, um dos proprietários da Doc Galeria.
Outra característica importante no conjunto é a autoria desconhecida da maior parte dos trabalhos. Isso acontece porque, na época em que foram produzida,s não era obrigatória a assinatura do fotógrafo, o que suscita discussões sobre a importância dada a esse profissional naquele período.
As imagens, apresentadas em O Verso da Notícia, vêm de três fontes: o acervo da Doc Galeria, que cuida de parte da coleção do jornal Última Hora, e as coleções do curador Rubens Fernandes e do designer e galerista Marcelo Pallotta.
A exposição fica em cartaz até 7 de abril. O horário de visitação é terça a sexta, 14h às 19h, e sábado, 12h à 17h. A entrada é gratuita.