Fotógrafo Joel Sartore conduz live sobre animais ameaçados de extinção
No Dia Mundial das Espécies em Extinção, Joel Sartore fala sobre carreira e projeto fotográfico com 10 mil imagens de animais nesta sexta (15)
Em homenagem ao Dia Mundial das Espécies Ameaçadas de Extinção, o fotógrafo americano Joel Sartore conduz nesta sexta (15), às 16h, uma live sobre sua trajetória como defensor da conservação ambiental. A sessão será transmitida ao vivo no YouTube.
A live faz parte do Explorer Classroom, programa da National Geographic Society. Sartore é pesquisador da National Geographic e criador da Photo Ark, iniciativa para documentar todas as espécies que vivem em zoológicos e santuários de vida selvagem.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90
A exibição marca as 10 mil espécies fotografadas pelo projeto com a foto de um gato-chileno, o menor gato selvagem da América. Sartore planeja conseguir até 15 mil fotos no total, um registro da biodiversidade no planeta com pássaros, peixes, mamíferos, anfíbios e répteis.
O americano produz todas as fotos com o mesmo fundo em preto e branco, fazendo com que espécies pequenas, como um besouro-tigre, pareçam tão grandes quanto um tigre.
O gato-chileno está listado como uma espécie vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A população desses animais foi reduzida devido à degradação de seus habitats, doenças emergentes causadas por gatos, mortes por vingança por predação de aves e mortes acidentais de carro.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90
Mas ecologistas e santuários da vida selvagem do Chile trabalham para proteger esta espécie. O gato-chileno fotografado por Sartore é cuidado pela Fauna Andina, uma reserva de vida selvagem no Chile que trabalha para reabilitar pequenos gatos e depois libertá-los em seu habitat natural.
A live, gratuita, pode ser acessada neste link.