Em tempos de jogos em smartphones, tablets e computadores poderosos, as tradicionais casas de fliperama são cada vez mais raras. Em uma época não tão distante, points de diversões eletrônicas eram verdadeiras mecas da garotada e de muitos marmanjos também.
Batalhas épicas valendo fichinhas eram travadas entre garotos matando aula, office boys e diversas figuras que tinham seus momentos de fama na turma com algum score imbatível ou com uma sequência invicta de vitórias em jogos de luta.
Hoje, a realidade é bem diferente desses dias, digamos, mais românticos do mundo dos games. Porém, ainda há lugares na cidade onde você pode encontrar arcades e pinballs para matar a saudade, torrar fichinhas e ver seus feitos eternizados em placares eletrônicos espalhados por São Paulo. Confira:
Inaugurado em março, o endereço é totalmente dedicado ao fliperama. Localizado na Rua Teodureto Souto, no Cambuci, o espaço conta com vinte máquinas de pinball e seis arcades e simuladores (jogos de corrida, luta, etc.) que revivem os anos 80. Tem ainda decoração inspirada em clássicos da cultura norte-americana, como quadros da Rota 66 e do seriado Os Simpsons. Há ainda mesas e cadeiras em alusão às tradicionais lanchonete estadunidenses, onde são oferecidos cerveja, refrigerante e batatas fritas. De terças e quintas, os visitantes brincam à vontade entre 18h e 0h, por 50 reais. De sexta a domingo, o espaço é reservado para aluguel de festas com capacidade máxima de cinquenta pessoas, por um valor médio de 4 500 reais.
Uma verdadeira instituição do Tatuapé, o Lord’s funciona há anos no mesmo lugar. São dois salões nos quais ficam dispostas arcades da velha guarda e games de tiros modernos como House of The Dead IV, Time Crisis IV, além de máquinas de pinball clássicas e as mais recentes, como Avatar e Rolling Stones. Também oferece mesas de sinuca e uma lan house no piso superior. Fica aberto até as 22h, e cada ficha custa 2 reais. É ou não um programa para reunir os amigos que você não vê desde quando matava aulas?
Talvez seja estranho indicar uma lanchonete em uma lista de locais para jogar fliperama, mas entre hambúrgueres, batatas fritas e milk-shakes, o local possui oito máquinas de pinball. O time conta com a icônica Cavaleiro Negro, jogo da década de 1970, da Taito, e duas queridinhas do público mais ligado na modernidade: Medieval Madness e Attack From Mars. As fichas custam 3,50 reais ou cinco por 15 reais.
Em meio ao agito da Rua Augusta, um espaço mistura balada e games. O térreo da casa é decorado com mesas e imagens de desenhos animados antigos, como Snoopy, e o primeiro andar traz fliperamas e mesas de sinuca e pebolim, além de um fumódromo. No subsolo, funciona uma pista de dança.
O espaço de fliperamas e arcades do MorumbiShopping é uma das melhores opções na Zona Sul de São Paulo. Com uma grande oferta de opções, continua divertindo crianças e adultos. Os principais destaques vão para os jogos de tiro e os simuladores de carro e moto. Destaques para os arcades de tiro da série House of Dead e Time Crises, e para o simulador da Ferrari. Aqui não há fichas, o sistema funciona com cartões, que custam de 2 a 18 reais e podem ser carregados com a quantia que você quiser.
O Beco 203, na Rua Augusta, organiza uma McLovin Party por mês. Batizada com o nome de um personagem do filme Super Bad – É Hoje, a festa traz algumas diversões como fliperama, pebolim, jogos de acerto e até touro mecânico, que variam de uma edição para a outra. Todos os equipamentos são gratuitos. Normalmente, a folia é programada para o primeiro sábado do mês, entre 23h às 6h, com temas que costuma atrair um público universitário. A próxima está marcada para 13 de outubro.
Playland
Na rede Playland – que possui unidades nos shoppings Aricanduva, Center Norte, Eldorado, Interlagos, Tatuapé, Plaza Sul e West Plaza – os visitantes podem matar a saudade de clássicos de arcade e fliperama. Assim como no HotZone, as máquinas funcionam com cartões que podem carregados com qualquer quantia.
Fica no Butantã e possui várias opções de diversão como corridas de kart, pistas de boliche e mesas de sinuca, mas há uma boa oferta de máquinas de pinball e arcades. São mais de 100 aparelhos, com destaque para pinballs de última geração, como Walking Dead, Transformers Pro e AC/DC. Além delas, há dezoito simuladores, entre eles jogos de corrida e moto. Funciona com sistema de comanda individual, que custam de 3,50 a 10 reais.