O Centro Cultural Fiesp recebe a partir desta quarta-feira (3) o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE 2024) que, neste ano, traz a exposição QUBIT AI, com obras de artistas que promovem uma reflexão e interseção entre computação quântica e arte sintética.
Com curadoria de Ricardo Barreto e Paula Perissinotto, o festival traz produções criadas a partir de plataformas de inteligência artificial como Stable Diffusion, Deforum, Dall-E e Midjourney, a chamada arte sintética.
A mostra busca refletir sobre os impactos que já podemos sentir e a prospectar o que virá no futuro na relação entre arte e tecnologia.
Os destaques da mostra incluem duas propostas quânticas elaboradas pelos brasileiros Gabriela Barreto Lemos e Eduardo Reck Miranda a partir de um computador quântico em pleno funcionamento, o primeiro apresentado em uma exposição de arte.
O campo da arte sintética foi dividido em quatro eixos, com obras sonoras, estéticas, cinemáticas e arquitetônicas, com instalações interativas e imersivas.
Para marcar o Festival, o Centro Cultural Fiesp recebe uma nova iluminação de LED em sua fachada, com criações feitas a partir de uma colaboração entre os estudantes do Curso de Artes Visuais da USP e os alunos do IED São Paulo (Istituto Europeo di Design), sob a orientação de Silvia Laurentiz e Daniel Grizante.
Centro Cultural Fiesp. Avenida Paulista, 1313. Ter. a dom., 10h/20h. Grátis. Até 25/8. centrocultural.fiesp.com.br / file.org.br