Em sua edição mais ambiciosa, o Festival Feira Preta acontece no Parque Ibirapuera desta sexta (3) até domingo (5), com quatro palcos, mais de 150 empreendedores e programação diversa, que espera reunir um total de 50 000 pessoas.
Esta será a 22a edição do evento, que nasceu em 2002 com poucas barraquinhas na Praça Benedito Calixto. Após anos acontecendo em pavilhões, o projeto quebrou em 2016, e foi reconfigurado.
“Antes, o modelo era baseado na venda de ingressos, locação de espaços e venda de produtos. Em 2017, a feira muda de característica, com cotas de patrocínio, e passa a disputar o ecossistema de festivais”, explica a paulistana Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e CEO da PretaHub.
A programação se dividirá em duas grandes áreas, uma gratuita e outra paga. Mart’nália, Preta Gil e encontros como Dona Onete com Lia de Itamaracá e Marcelo D2 com Arlindinho, Leci Brandão e Maria Rita são alguns destaques musicais.
Já na grade de palestras serão abordados temas como empreendedorismo negro, inteligência artificial, moda, literatura e longevidade, com convidados internacionais — o país homenageado desta edição é Burkina Faso, na África Ocidental. O complexo ainda terá um espaço infantil e feira gastronômica.
Ser Feliz É a Nossa Revolução é o tema deste ano, que acontece pela primeira vez no primeiro semestre, e não em novembro, mês da Consciência Negra. “A cultura negra tem sua trajetória na cidade de São Paulo, o que fizemos nesses vinte anos foi deixar isso vivo, ampliando para o mainstream. As pessoas perguntam: ‘Por que você briga para fazer em lugares centrais?’. Porque é mais cômodo nos enxergarem em regiões periféricas, e quero desafiar o status quo”, diz Adriana.
Programe-se
Alguns destaques do Festival Feira Preta 2024
Sexta (3)
› PALESTRA Nath Finanças, Dina Prates, Gabriela Chaves e Mari Ferreira falam sobre finanças para empreendedores às 15h15
› MÚSICA Mart’nália (foto) encerra o primeiro dia, com show às 19h
Sábado (4)
› PALESTRA Goya Lopes, Dete Lima, Lia Samantha e Isa Silva conversam sobre moda e ancestralidade às 15h
› MÚSICA Dona Onete (foto) e Lia de Itamaracá se apresentam às 18h55, e Marcelo D2 homenageia Arlindo Cruz às 20h45
Domingo (5)
› PALESTRA Wladia Goes, Adriana Couto, Dona Jacira e Cristina Mendonça falam de longevidade negra às 14h
› MÚSICA O Baile da Preta (foto) acontece às 14h20, e Luedji Luna convida Dino D’Santiago às 20h45
Parque Ibirapuera. Rua Borges Lagoa, 1755, Vila Clementino, ☎ 5574-5045. ♿ Sex. (3), sáb. (4) e dom. (5). R$ 60,00 a R$ 180,00 (parte da programação é gratuita). festivalfeirapreta.com.br. ■
Publicado em VEJA São Paulo de 3 de maio de 2024, edição nº 2891