Talco no chão, Aretha Franklin na vitrola. A Talco Bells, tradicional festa de soul music paulistana, mudou de casa. Após dois anos no Estúdio Emme, em Pinheiros, a noite estreou residência quinzenal no Cine Joia, na Liberdade, no dia 11 de janeiro.
“Recebemos o convite no fim ano passado e topamos”, explica o jornalista e DJ Filipe Luna, que criou o projeto há cinco anos com Bruno Torturra, Elohim Barros e Guilherme Luna. “Gostamos da ideia de voltar para o Centro. O Joia tem um lance que o Hotel Cambridge [onde a festa aconteceu por dois anos] também tinha, os dois são edifícios antigos, cheios de história.”
Produzida por Bianca Bertolaccini, a festa começou no Espaço Arcoverde e tornou-se conhecida por espalhar talco pela pista para facilitar as dancinhas. A seleção sonora privilegia clássicos e raridades dos anos 60 e 70. Entre os frequentadores das caixas de som estão Aretha Franklin, James Brown e Sam Cooke.
“A gente começou em 2008, ano em que Amy Winehouse deu uma bombada. Foi a hora certa”, lembra Luna. “Depois, vários artistas vieram fazer shows no Brasil, como Mayer Hawthorne, Aloe Blacc, Sharon Jones. Houve um ressurgimento da cena soul e a gente estava ali, naquele momento.”
A estreia no Cine Joia marcou a 101ª edição do projeto e teve como convidado o DJ Paulão. A festa ocorre quinzenalmente às sextas-feiras.
► Prepare-se para a Talco Bells com o top 5 de Filipe Luna:
1. Hard to Handle, de Otis Redding
2. Chain of Fools, de Aretha Franklin
3. I´m Glad You´re Mine, de Al Green
4. Think, de James Brown
5. Another Saturday Night, de Sam Cooke