Feira de artesanato gratuita leva artistas de todo Brasil ao Ibirapuera
No Pavilhão da Bienal, evento conta com exposição, música e gastronomia típicas
O 18º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras acontece até este domingo (1º), no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, sempre das 11h às 21h. O evento gratuito reúne artesãos de 23 estados brasileiros para expor suas obras, que também ficam à venda.
Diferentes tipos de artesanato, como rendas, bordados, objetos de decoração e móveis, podem ser vistos na mostra, feitos de matérias-primas de origem animal, vegetal e mineral, manufaturados e materiais sintéticos. Os materiais de produção incluem ceras, conchas, couro, peles naturais, flores, látex, sementes, madeiras, areia, barro, pedras e argila.
Estão em cartaz artesãos de estados como Piauí, Bahia, Alagoas e São Paulo. Eles utilizam técnicas variadas, como bordado, cerâmica, crochê, entalhe, tapeçaria, tricô, tingimento e prensagem.
Além da exposição, ocorre uma programação de oficinas. Neste sábado (31), às 12h, a artesã Magda Dias, de Alagoas, promove um workshop de bricolage. No domingo, no mesmo horário, a oficina é de garrafa PET, com o artesão paulista Claudinei Nanzi.
O evento conta, ainda, com uma programação musical em homenagem ao apresentador e cantor Rolando Boldrin (1936-2022), ícone da música caipira, e área gastronômica com comidas típicas, como bombons de cupuaçu, biscoitos de Caicó, queijos e salames do sul.