Exposição celebra os 75 anos da Editora Abril
Evento reuniu mais de 70 capas históricas na DAN Galeria, nos Jardins

Foi uma difícil tarefa para os jornalistas da Editora Abril escolher 75 capas diante de tantas produções ao longo de décadas de trabalho. Mas era preciso ter uma representação e chegar a esse número, que simboliza o aniversário.
Feita a escolha, as capas seguiram para a Glatt, galeria de arte, que ficou responsável pela impressão e moldura das imagens. “Foi muito interessante desenvolver este trabalho”, afirmou Patricia Motta, produtora e editora de arte, sócia da Glatt. “Gerou muita curiosidade, era como se a história do país estivesse passando na nossa frente, à medida que as capas iam sendo impressas. Todos os funcionários e clientes da gráfica gostaram muito.”

Com as impressões prontas e emolduradas no tamanho 70 cm x 55 cm, seguiram para a DAN Galeria, na Rua Estados Unidos. Lá, foram dispostas em uma expografia criada por Patricia, separando os títulos por núcleos e em uma breve linha do tempo. O galerista Peter Cohn teve a mesma sensação que Patricia e sentiu a curiosidade do público com as imagens. “A exposição foi muito bem recebida e chamava a atenção de quem passava”, afirmou.

“Foi um evento muito alegre, que tivemos um grande prazer em realizar aqui.”
Na segunda-feira (11), foi organizado um coquetel para convidados da editora para brindar o lançamento de Espelhos do Brasil. O CEO Mauricio Lima, idealizador do projeto, fez um breve e contundente discurso enfatizando a história e a renovação pela qual a empresa está passando. As revistas agora não se resumem às versões impressas, mas são marcas fortes com muitas vertentes e a mesma relevância no digital, nas mídias sociais e em eventos.

Mauricio escreveu um texto curatorial que podia ser lido em uma parede da mostra. “Para celebrar seus 75 anos, a Abril reúne uma exposição de 75 capas emblemáticas de títulos como VEJA, CLAUDIA, SUPERINTERESSANTE, QUATRO RODAS, Vejinhas e tantas outras revistas de seu portfólio. Cada uma delas carrega um ponto de vista, uma pergunta, uma denúncia, uma tendência ou uma descoberta. Mais do que documentos, são marcas profundas na memória coletiva de gerações de brasileiros.”

Na noite comemorativa, o coquetel servido foi feito pelo Buffet Capim Santo, da chef Morena Leite, que trouxe deliciosos quitutes brasileiros para os convidados, assim como espumantes e vinhos da marca Salton, minibolos de castanha-do-pará com baunilha do Cerrado e doce de leite da confeiteira Otávia Sommavilla.

Além de convidados especiais, na ocasião prestigiaram o evento funcionários e colaboradores da editora. A exposição tem planos de ir para o Rio de Janeiro e depois seguirá para a nova sede da editora, na Usina São Paulo, Cidade Jardim.

Novinha em folha e tinindo, a sede traz a nítida sensação de uma nova era para a Abril. “Estamos reafirmando um compromisso que atravessa o tempo: de informar, provocar, emocionar e ajudar a sociedade a compreender a si mesma”, escreveu Mauricio, finalizando seu texto. Espelhos do Brasil celebra essa sólida trajetória, ao passo que ilumina os novos tempos que estão por vir.
Confira as fotos do evento



















Publicado em VEJA São Paulo de 15 de agosto de 2025, edição nº 2957