Antes mesmo das últimas provas e da cerimônia de colação de grau, a energia de muitos jovens na reta final da vida de estudante do ensino médio se concentra na organização da comemoração da formatura com a turma. O objetivo é sempre o mesmo: aproveitar ao máximo o tempo de liberdade, longe dos pais e professores, em um lugar repleto de opções de diversão.
Na busca por novas experiências, as tradicionais micaretas de Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, começam a ser ameaçadas por destinos concorrentes. Nesse campo, Cancún, na costa leste do México, com suas belas praias, vida noturna agitada e passeios interessantes a pirâmides maias e a outros locais históricos, vem ganhando espaço na preferência da garotada paulistana.
Entre 2009 e 2013, quintuplicou o número de jovens da capital que visitaram a cidade, segundo as principais agências especializadas. No mesmo período, a taxa de evolução de Porto Seguro foi de 45%. Bariloche, na Argentina, e Florianópolis, em Santa Catarina, são outras opções que estão em alta (veja o quadro).
O preço para desfrutar o aprazível litoral mexicano é mais alto do que o de outros destinos. O pacote de uma semana, com passagem aérea, hospedagem, alimentação e acesso a festas e baladas locais, custa a partir de 5 000 reais. Um período equivalente em Porto Seguro sai por aproximadamente 2 000 reais. Mas Cancún tem vários diferenciais, como mergulho com golfinhos (DolphinDiscovery) e visita às ruínas da extinta civilização maia.
“Foi inesquecível conhecer outro país na companhia das minhas melhores amigas”, conta Amanda Adam, de 17anos, aluna do 3º ano do Colégio Salesiano, que comemorou sua formatura no início de julho. “Nosso cliente alvo está no último ano do ensino médio da rede particular, o que representa um público potencial de mais de 9 000 pessoas em São Paulo”, afirma Lucas Garcia, CEO da Amaze, especializada nesse tipo de excursão.
Outra agência que atua no nicho de mercado de formandos é a Cia. Lazer, que hospeda os estudantes no Resort Great Parnassus, onde há um parque aquático exclusivo de frente para o mar do Caribe. “Assim, as festas ocorrem com mais privacidade”, explica o gerente comercial, Marcelo Marins.