Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Conheça estúdios de tatuagem que integram propostas artísticas diferentes

Confira quatro endereços visitados pela Vejinha

Por Luana Machado
21 abr 2025, 06h00 • Atualizado em 22 abr 2025, 19h07
estudios-de-tatuagem-sp-arte-
Espaço do Covil na Augusta (Felipe Indini/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Distantes dos ambientes convencionais da arte, estúdios de tatuagem na capital paulista têm integrado diferentes propostas artísticas no portfólio e promovem eventos culturais para todos os gostos. Com exposições que vão de arte de rua a óleos sobre tela, festas eletrônicas e feiras gráficas, além da criação de marcas autorais, esses espaços criam conexões com os clientes e frequentadores em torno da arte.

    Covil Tattoo

    No 2º andar de um edifício na Rua Augusta está o recém- reformado Covil. Da entrada, dá para sentir a atmosfera do estúdio que surgiu em 2011 em Juiz de Fora (MG) e migrou para a capital paulista há nove anos. O local possui catorze artistas que produzem, além da arte na pele, diferentes produtos para a loja. “Nossos tatuadores residentes vêm do Rio Grande do Norte, do Piauí, de Minas Gerais. E todos eles com produções diversas, que vão de prints a pinturas”, conta a mineira Cecília Brasil, 30.

    A loja possui itens como cangas, camisetas, bonés, bandeiras, serigrafias e prints, sempre com desenhos autorais. Neste mês, o espaço lançou um varal de bandeiras com desenhos do artista Hass. “Em agosto, vamos fazer a terceira edição da nossa feira gráfica. Antes dela, em junho, temos o nosso flash day anual, quando chamamos para tocar os DJs Gramboy e Lucian”, detalha Cecília. Rua Augusta, 1239, Consolação, ☎ 98057- 2955. Seg. a sáb., das 11h às 18h. coviltattoo@gmail.com.

    Ilha DiSafo

    estudios-de-tatuagem-sp-arte-
    Abertura de exposição no Ilha DiSafo (Cléo Martins/Divulgação)

    Filmes, sarau, karaokê, exposições e, claro, tatuagem. O Ilha DiSafo, na Aclimação, é uma salada de frutas artística que promove eventos semanais com curadoria focada no protagonismo feminino. “Só trabalhamos com tatuadoras — mulheres cis e trans — ou pessoas não binárias. A casa tem uma pauta de valorização feminina, é um espaço de autoridade delas porque estávamos sedentas de um ambiente de troca, de cultura e conexão. A maioria das tatuadoras aqui é lésbica. É um lugar de acolhimento”, define Àstrid Rausch, que encabeça o projeto.

    Comemorando um ano no formato atual, o estúdio abriu na primeira semana de abril a exposição internacional Text Me When You Get Home, na tradução “manda mensagem quando chegar em casa”, que traz obras de sete mulheres do Brasil, dos Estados Unidos e da Arábia Saudita. A mostra gratuita, organizada pela ONG de curadoria e incentivo à arte Apexart, ocupa o 2º andar da casa até 6 de maio. “No dia 26, temos um sarau que integra a exposição. As pessoas podem contar histórias, recitar poesias, cantar…”, convida Àstrid. Com agenda semanal, o estúdio realiza às quartas sessões de filmes, com temática feminina ou dirigidos por mulheres, e karaokês aos domingos. “Temos um bar, e semana que vem abrimos uma cozinha e café. Além disso, temos espaço para fazer home office”, diz a criadora do endereço. Rua Nilo, 478, Aclimação, ☎ 99413-6690. Seg. a dom., horários variados. @ilhadisafo

    Continua após a publicidade

    True Love Tattoo

    estudios-de-tatuagem-sp-arte-
    Os irmãos Camargo (Arthur, André e Edgar) no estúdio (Flavio Florido/Veja SP)

    “É um coletivo de arte e tatuagem”, afirma, categórico, Edgar de Camargo, 47, proprietário do True Love Tattoo, na Vila Buarque. O espaço inaugurou em março uma exposição dedicada à tatuagem, com trabalhos dos irmãos Arthur, Edgar e André de Camargo, que celebram os vinte anos do estúdio fundado pela família. Mais de oitenta obras dividem espaço, entre trabalhos em papelão e desenhos de tatuagens tradicionais. “Começamos no Tatuapé, com a proposta de levar a tatuagem mais tradicional à Zona Leste, e mantemos essa proposta”, diz Arthur de Camargo, 49, hoje dono do Analogicbox, também na Vila Buarque.

    O True Love está em seu quinto endereço. “Comecei a reformar o estilo do estúdio na primeira mudança, porque era só tatuagem. Passamos a fazer shows de hardcore e rap, batalhas de rima, DJ set e um paredão de exposições. Nossa primeira mostra foi em 2022, com quarenta fotos da Vânia Toledo (1945-2020)”, lembra Edgar. Depois, o paredão recebeu as curadorias de Marcio Ficko, artista de street art, e Renato De Cara, curador do Paço das Artes, com óleos sobre tela.

    Após o final da exposição em cartaz, com um evento em 3 de maio com discotecagem de Paulo Tessuto, do Capslock, o estúdio realiza um flash day com nomes da cena, como o húngaro radicado no Brasil Iván Százi. Além dos ambientes de arte, o True Love ainda integra o Narciso Café, o salão de cabeleireiro Estúdio Aloe e a pop-up shop Imaginaria Labs. Rua Doutor Cesário Mota Júnior, 448, Vila Buarque, ☎ 98323-7573. Seg. a sáb., das 11h às 20h. @truelovetattoosp

    Continua após a publicidade

    New Black Studio

    estudios-de-tatuagem-sp-arte-
    Parede de desenhos no New Black (Julio Nery/Divulgação)

    A fachada superurbana do New Black Studio entrega um pouco do universo interior do estúdio de tatuagem. Os quatro andares com concreto e escadas pretas abrigam um time de tatuadores que toca as várias vertentes artísticas presentes no endereço. “É como um coletivo artístico, a gente incentiva a galera a produzir as coisas em diferentes meios. Nosso 2º andar funciona como um ateliê mesmo. Inclusive temos às quartas e quintas uma oficina de pintura ministrada pela Lorena Belo, uma de nossas residentes”, explica Paulo Bocchi, 29, sócio da casa.

    Antes sediado na Vila Madalena, o New Black completa três anos em Higienópolis com um evento no próximo dia 4. “É nosso segundo evento nesta sede e também o segundo que não é totalmente focado na cena da tatuagem. No térreo, faremos apresentação de projetos, vamos ter o lançamento de uma coleção de roupas da nossa marca, o flash day e DJs”, conta. A festa, chamada Casa Aberta, ainda terá a grafiteira RedCap fazendo live painting. Na data, também estarão à venda pinturas produzidas pelos artistas do espaço. Rua Minas Gerais, 128, Higienópolis, ☎ 98352-6773. Seg. a dom., das 10h às 18h. @newblackstudio.

    Publicado em VEJA São Paulo de 18 de abril de 2025, edição nº 2940

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês