Estação Palmeiras-Barra Funda recebe exposição sobre presença alemã em São Paulo
Entre 1 e 18 de setembro, a mostra propõe um olhar sobre a influência da cultura alemã na capital paulista

A partir desta segunda-feira (1), a estação Palmeiras Barra-Funda da CPTM recebe a exposição “Uma São Paulo Alemã”. A mostra fica no local até 18 de setembro e propõe um olhar sobre a presença e os impactos da comunidade alemã na cidade, explorando traços culturais, arquitetônicos e sociais.
Com imagens do fotógrafo Mauro Figa, que documenta espaços históricos e cotidianos, a exposição busca aproximar o público da diversidade imigrante de São Paulo, valorizando o diálogo entre memória e contemporaneidade e as conexões culturais que permanecem vivas na capital paulista.
Após a passagem pela estação, o material será exposto na São Paulo Oktoberfest, que acontece entre 19 de setembro e 5 de outubro no Parque Villa-Lobos e celebrará a gastronomia e a cultura alemã.
Imigração alemã em São Paulo
A chegada de alemães em São Paulo aconteceu sobretudo no decorrer do século 19, quando desembarcaram os primeiros imigrantes, e durante o século 20, entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Na capital, os bairros de maior influência alemã são Santo Amaro, Chácara Santo Antônio, Brooklin e Alto da Boa Vista.
Serviço
Exposição “Uma São Paulo Alemã”. 01/09 a 18/09. Estação Palmeiras Barra Funda (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e Expresso Aeroporto)