É quase consenso entre os pais: por vezes, a vida social das crianças é mais concorrida que a dos adultos. Aniversários de colegas, festas da escola, competições esportivas, apresentações de balé… não faltam compromissos. Muitas famílias, contudo, têm dificuldade de encontrar programas adequados a bebês, até que eles cheguem à idade escolar. Na tentativa de preencher esse hiato e atender à crescente (e muitas vezes exagerada) demanda dos pais, alguns museus, espaços de brincadeiras e companhias de teatro da capital têm preparado atrações específicas para a primeira infância.
Um deles é o Museu de Arte Moderna (MAM), que desde abril oferece oficinas a crianças de até 4 anos. A próxima edição do programa, chamado de Família MAM, será no dia 13 de setembro, quando ocorrerão brincadeiras e contação de histórias no Jardim das Esculturas, ao lado do prédio no Parque do Ibirapuera. “Esses estímulos ajudam no desenvolvimento psíquico, motor e afetivo do bebê”, afirma a educadora Mirela Estelles, responsável pela oficina.
Geralmente concentradas em cumprir uma rotina mais pacata dentro de casa, as mães aprovam o intercâmbio. “Enquanto os bebês interagem entre eles, nós também trocamos experiências”, diz a advogada Priscila Ferrari Kaussmann, que leva Sophia, de 10 meses.
Outra iniciativa é o Festival Internacional de Teatro para Bebês, em cartaz no Espaço Sobrevento, na Mooca, até o próximo dia 30. Nessa data, às 15 horas, será exibida a peça Panapanã, do grupo Celeiro das Antas. O espetáculo narra as experiências da personagem Zambelê, que aprende a se relacionar com o mundo. Já o espaço de brincadeiras Mamusca, em Pinheiros, oferece a Oficina de Sensações, em que crianças de até 2 anos e meio são estimuladas por meio de texturas, cores e sabores.
Programe-se – algumas atrações para crianças de até 4 anos
Brincadeiras e histórias. Em 13 de setembro, às 15h.
Festival Internacional de Teatro para Bebês
Peça Panapanã. Dia 30, às 15h.
Oficina de Sensações, no Mamusca
Para experimentar texturase sabores. Terças, às 14h45, e sextas, às 9h30.