Lembra das vacas coloridas que decoraram as ruas de São Paulo em 2010? A partir de abril, o rebanho feito de fibra de vidro volta à cidade. Depois de passar por 45 municípios brasileiros, a CowParade – que já criou mais de 5 000 esculturas em todo o mundo – entra agora em sua 10ª edição.
A ideia é fazer com que as vacas sejam trabalhadas por artistas locais, sejam eles amadores ou profissionais, para serem exibidas por toda a cidade. Depois, os animais serão leiloados e o dinheiro, doado a entidades beneficentes. Até agora, 35 milhões de dólares foram arrecadados com a venda das obras pelo mundo.
Além das conhecidas vaquinhas, a capital também será palco de dezenas de esculturas de elefantes em tamanho real. A Elephant Parade está prevista para agosto.
O animal foi escolhido depois que a elefanta bebê Mosha perdeu uma parte da perna ao pisar em uma mina terrestre na Tailândia. A verba gerada com a venda dessas esculturas será voltada para o cuidado de outros elefantes.
Inscrições abertas
Qualquer paulistano pode participar da concorrência para criar sua vaquinha e elefante-bebê, que serão alvo de olhares (e selfies) de milhões de paulistanos. Para a Cowparade, as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro pela página do evento. Já para participar da Elephant Parade, é preciso se inscrever no site da mostra até o dia 10 de março.