Em parceria com a Civitatis, MASP promove visita guiada de seu acervo
Acompanhado por especialistas do museu, o passeio permite aos visitantes conhecer sobre obras e artistas, além do contexto histórico por detrás de suas criações
Imagine percorrer uma exposição de arte tendo ao lado alguém capaz de esmiuçar os contextos, a história e as particularidade de obras e artistas mais importantes do mundo? É o que promete a parceria entra a Civitatis – empresa espanhola de venda de visitas guiadas, excursões e outras experiências, ao redor do mundo, com mais de 90 mil atividades em 4 mil destinos de 160 países – e o Museu de Arte de São Paulo (MASP). Pela primeira vez, o museu terá um programa oficial de visitas guiadas, com especialistas em História da Arte da própria instituição.
As visitas são conduzidas em português nas quintas, sextas e domingos, e em inglês aos sábados. Ainda há um horário especial para crianças, aos sábados, às 10h30. A Vejinha participou de uma visita, na última quinta-feira, comandada por Carolina Mendoza, Professora de História da Arte e mediadora da Visita Guiada do MASP, que contou fatos sobre a criação do museu, explicou fatos históricos da formação do acervo e outras curiosidades de sua idealizadora, a arquiteta Lina Bo Bardi. “Originalmente, as janelas do museu não tinham cortina, porque Lina queria que o museu estivesse integrado às ruas”, explicou Carolina, na ocasião.
Para Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis Brasil, a parceria reforça a missão da empresa em valorizar o patrimônio cultural e ampliar o acesso a experiências únicas. “A proposta é fazer uma verdadeira imersão na arte”, diz Alexandre. “E aproveitar que esse tipo de visitação não é muito conhecido, entre os brasileiros. Mas quem conhece, não se arrepende. ”
Experiência acolhedora
Para Carolina Rossetti, Diretora Institucional do MASP, a parceria vai permitir uma experiência mais completa e acolhedora aos frequentadores do museu – principalmente entre os visitantes que não têm intimidade com esse universo. “Nós sempre tivemos um foco em educação. Temos uma escola dentro do museu. Agora, temos a chance de formar o público.”
As visitas guiadas têm duração de uma hora e um custo de R$ 200, por pessoa (já incluído o valor do ingresso). Neste primeiro momento, elas estarão disponíveis para conhecer o acervo da instituição, que conta com artistas brasileiros, como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi, e internacionais como Picasso, Monet, Van Gogh, Cézzane e Rafael, entre outros. As reservas podem ser feitas pelo site da Civitatis (civitatis.com/br).
Confira a trajetória da Rede TV! que completa duas décadas
Motorista que bloqueou Rodoanel afirma ter mentido sobre presença de bomba
Filha faz vaquinha e dá carro adaptável a Gerson Brenner





