Edifício Martinelli tem iluminação natalina pela primeira vez na história
O show de luzes começou nesta segunda-feira (1º) e continua até 6 de janeiro
Pela primeira vez em mais de 100 anos, o Edifício Martinelli foi iluminado para o Natal. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo integra o Natal Iluminado 2025, que vai até 6 de janeiro.
Além do Martinelli, outros prédios históricos como o Theatro Municipal, o Shopping Light e o Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura, recebem o show de luzes.
As pessoas também podem ver iluminações em pontos importantes da cidade, como o Viaduto do Chá, Viaduto Santa Ifigênia e no Mosteiro de São Bento.
Detalhes da decoração
A fachada do Martinelli recebeu uma decoração composta por:
- 100 refletores
- Mil unidades de strobos
- 300 metros de cascata de LED
- 250 metros de cortina de LED
A iluminação tem cores verde e vermelha em movimento. A instalação usou 3 quilômetros de cabos e mobilizou 65 funcionários ao todo.
Marco na história
O Martinelli foi idealizado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli e projetado pelo pelo arquiteto húngaro William Fillinger, sendo concluído em 1934. O edifício foi o primeiro grande arranha-céu de São Paulo.
Hoje, o Martinelli é sede de secretarias e empresas municipais.
Natal Iluminado 2025
O Natal Iluminado, organizado pela Prefeitura de São Paulo, espalha inúmeras programações de fim de ano na cidade.
Destaques incluem a Avenida Paulista, com 290 arcos luminosos, e o Centro Histórico, que se torna uma Vila de Natal com projeções e pista de patinação no Largo São Bento.





