Um eclipse solar poderá ser visto de forma parcial no Brasil nesta segunda-feira (14). Somente quem estiver no Chile ou na Argentina poderá aproveitar o fenômeno astronômico na sua totalidade, ou seja, com o sol inteiramente coberto pela lua.
De acordo com o Climatempo, o evento deve começar às 12h e terminar às 15h. Em São Paulo, será possível ver a cobertura de 31% do disco solar, isso se as nuvens não atrapalharem a observação.
Durante o eclipse solar parcial, o sol deve ser parcialmente cortado. Nas localidades da America do Sul em que acontecerão na totalidade, serão observados momentos de escuridão por alguns minutos. A Nasa irá fazer uma transmissão ao vivo do evento astronômico a partir das 11h30.
Como acompanhar de maneira segura
Para observar, não se deve utilizar óculos escuros, telescópios ou binóculos comuns, reflexo de bacias de água ou lentes que filtram “uv”, isso pode oferecer risco aos olhos do observador. O mais recomendável é o uso de uma lente de vidro de solda número 14 para olhar diretamente, mas não por um longo período de tempo. Também pode ser utilizado a lente de número 12, mas não de números inferiores.
Veja as etapas para realizar o procedimento de forma segura.
- Mantenha a cabeça para baixo e coloque a lente de vidro de solda nos olhos
- Levante a cabeça e veja o eclipse por no máximo dez segundos (não tirar a lente enquanto estiver fazendo a observação)
- Abaixe a cabeça e tire a lente
O próximo eclipse solar previsto para acontecer no Brasil está datado para 14 de outubro de 2023.
+Assine a Vejinha a partir de 5,90