Avatar do usuário logado
Usuário

Liv Ullmann expõe-se no filme ‘Liv & Ingmar — Uma História de Amor’

Documentário mostra a relação entre a atriz e o diretor sueco Ingmar Bergman, de <em>Morangos Silvestres</em>

Por Miguel Barbieri Jr.
14 dez 2012, 20h39 • Atualizado em 5 set 2025, 16h50
  • Ingmar Bergman (1918-2007) é um dos mais importantes cineastas da história, autor de clássicos como O Sétimo Selo (1957) e Fanny & Alexander (1982). Liv Ullmann, de 74 anos, foi sua maior musa. Eles viveram juntos por cinco anos, tiveram uma filha e foram parceiros em dez longas-metragens. Liv abordou o relacionamento amoroso no livro autobiográfico Mutações, de 1976. Achava que tinha encerrado o assunto por aí. Por insistência do realizador indiano Dheeraj Akolkar, a atriz concordou em dar uma extensa entrevista e rememorar o envolvimento e o trabalho com Bergman no documentário Liv & Ingmar — Uma História de Amor.

    A presença da estrela faz toda a diferença. Embora haja foco na carreira de ambos, com cenas de algumas de suas fitas, o filme possui uma voltagem íntima e confessional — Liv fica boa parte do tempo em cena para despejar alegrias e ressentimentos a respeito da vida conjugal. Entre os dissabores estão os dois anos vivendo totalmente isolados na sueca Ilha de Faro. Ciumento e controlador, Bergman chegou a construir um muro alto ao redor da casa para impedir qualquer bisbilhotagem. Sua docilidade,contudo, fica comprovada em uma sequência tocante: na mesma residência, Liv achou o ursinho dele e, escondida na pelúcia, havia uma carta que ela enviara muito tempo antes. Bergman era sentimental, conclui-se.

    O romance começou em 1965, ano em que Liv, então uma jovem atriz de teatro de 26 anos, foi filmar Quando Duas Mulheres Pecam (também conhecido como Persona). Renomado no meio, Bergman tinha 46 anos. Como eles eram casados, a história chegou rapidinho aos jornais. Mesmo depois da separação, os dois continuaram amigos por quase quatro décadas e foram cúmplices em belos filmes, como Gritos e Sussurros,Cenas de um Casamento e Sonata de Outono. Com lágrimas nos olhos, Liv fala dos últimos suspiros de Bergman, o homem, o amigo e o diretor que, certamente, deixaram um vazio em seu coração.

    AVALIAÇÃO: ✪✪✪

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês