Dia Mundial da Fotografia: confira paisagens do cotidiano de São Paulo
Conheça os retratos de quatro fotógrafos paulistanos que se dedicam à arte de capturar momentos

Por trás das lentes, os fotógrafos flagram momentos emblemáticos, informam o público, registram recordações e se expressam artisticamente. Para celebrar o Dia Mundial da Fotografia, nesta terça-feira (19), a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) reuniu retratos de quatro fotógrafos paulistas que documentam seus olhares no cotidiano.
Renata Guarnieri
Fotógrafa e jornalista da Prefeitura de Itu, Renata Guarnieri se inspira nos reflexos de Cartier-Bresson, nos cotidianos de Vivian Maier e no Brasil de Sebastião Salgado. Ao ganhar sua primeira câmera, aos 12 anos, Renata passou a aguçar seu olhar para objetos, pessoas e paisagens.

Éric Ribeiro
O fotógrafo paulistano Éric Ribeiro, que hoje trabalha na Setur-SP, aprecia a arte de contar histórias através dos cliques. Éric descobriu o mundo das fotos através da câmera fotográfica da irmã, que aspirava à profissão. Sua grande virada aconteceu quando cobriu o Carnaval de São Paulo em 2006, ao ter clicado a rainha da bateria da Mancha Verde, Viviane Araújo.

Geane Sousa
Para comprar a primeira câmera, Geane Sousa começou a juntar dinheiro vendendo trufas. Em 2019, ela trabalhava como modelo e já se encantava pelos bastidores. A fotógrafa, que já trabalhou na Setur-SP e hoje faz parte da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado, adentrou o universo da fotografia e passou a se especializar em registros de casamentos — como o da imagem abaixo, em Paranapiacaba.

Leiz Lima
Antes encontrar a fotografia, Leiz Lima percorreu diversos caminhos: estudou Serviço Social, foi garçom, trabalhou em expedição de fábrica de vestidos e formou-se em Marketing. Engatou sua jornada profissional em 2014, clicando casamentos. Hoje funcionário da Setur-SP, o fotógrafo viaja por São Paulo e registra diversas paisagens.
