Livro apresenta a metrópole retratada por vinte fotógrafos
‘Crônicas de uma São Paulo Possível’ é também uma exposição em cartaz até quarta (5), na Mooca

Em suas grandiosidades e seus extremos, a capital paulista é tema de Crônicas de uma São Paulo Possível, livro e mostra fotográfica em cartaz na Casa Cultural O Jardim, na Mooca. “São Paulo é realmente uma cidade possível”, diz Malu Mesquita, fotógrafa, fundadora do espaço de cultura e idealizadora do projeto, que tem curadoria de Renato Negrão.
A obra, bancada com um financiamento coletivo pela plataforma Benfeitoria, reúne registros, dos mais variados estilos, de 21 profissionais (entre eles, um ilustrador), tão diversos quanto a retratada. O objetivo é apresentar uma metrópole vibrante e multifacetada. “Não queríamos mostrar os problemas, porque sabemos que eles existem e são noticiados o tempo todo. Queríamos trazer um lado positivo”, explica Negrão, sublinhando que o projeto não se propõe a romantizar a cidade.




Foram necessários quatro meses, da idealização à concretização. Por meio de uma convocatória, o curador selecionou os ensaios fotográficos. Entre os participantes, Marcela Novais, nascida na comunidade de Paraisópolis, clicou um baile funk por lá. “Quando temos uma mulher, fotógrafa, que vive na comunidade desde que nasceu, a imagem tem um outro peso, tem mais verdade”, enfatiza Negrão.
Lançado em 25 de janeiro, para comemorar o aniversário de 471 anos de São Paulo, o livro foi desdobrado em uma exposição, em cartaz até quarta (5), que contempla três séries fotográficas, todas elas sobre a Mooca, onde fica o centro cultural, com imagens da própria Malu. Entre os outros participantes do livro estão Mavinho Acoroni cujas imagens têm intervenções de Jean Rosa, Andre Gomes, arquiteto e especialista em fotografar antigas casas e prédios residenciais, e a arte- educadora Cristhiane Evangelista, cujo foco são personagens do hip-hop, da região do Grajaú.
Casa Cultural O Jardim
Rua Ilansa, 185, Mooca, WhatsApp 99616-5525. Tem acessibilidade. Ter. a sáb., 13h/20h. Até 5/3. Grátis.
Publicado em VEJA São Paulo de 28 de fevereiro de 2025, edição nº 2933.