Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Conheça os autores convidados da Feira do Livro 2024

Camila Sosa Villada, Marcos Bagno e Martinho da Vila são alguns dos confirmados; confira a lista completa

Por Laura Pereira Lima
21 mar 2024, 11h58
convidados-feira-do-livro-2024
A escritora argentina Camila Sosa Villada (Laura Zanotti/Divulgação)
Continua após publicidade

A Feira do Livro, que acontece Praça Charles Miller, acaba de anunciar a primeira leva de autores confirmados. A terceira edição do evento organizado pela Associação Quatro Cinco Um e pela Maré Produções será realizada entre 29 de junho e 7 de julho.

A seleção deste ano mescla autores de ficção e não ficção, além de vozes da gastronomia, medicina, matemática, linguística e história. Escritores brasileiros dividirão o palanque com vozes da Argentina, Estados Unidos e Antígua e Barbuda.

Entre os autores convidados estão Camila Sosa Villada, autora travesti argentina; os linguistas Marcos Bagno e Caetano W. Galindo, este último autor de Latim em Pó: Um passeio pela formação do nosso português (Companhia das Letras, 2023); a premiada autora Jamaica KincaidTatiana Salem Levy, autora de Vista Chinesa (Todavia, 2021); e a psicanalista Vera Iaconelli.

Martinho da Vila, João Moreira Salles e Rita Lobo também estão na primeira leva de convidados. Nas próximas semanas, novos autores serão anunciados.

Confira a lista completa de convidados da Feira do Livro 2024

 

Bernardo Esteves

O jornalista mineiro escreve sobre ciência e apresenta o podcast A Terra é Redonda (Mesmo) sobre o mesmo tema na revista Piauí. Especializado em jornalismo científico, publicou em 2023 Admirável novo mundo: Uma história da ocupação humana nas Américas (Companhia das Letras, 2023), sobre a disputa em torno da chegada do ‘homo sapiens’ no continente.

Caetano W. Galindo

O escritor, tradutor e professor brasileiro é autor do livro Latim em Pó: Um passeio pela formação do nosso português. É doutor em linguística pela Universidade de São Paulo (USP) e é professor de história da língua portuguesa na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Camila Fabri

Nascida em Buenos Aires, em 1989, a escritora lançará na feira O dia em que apagaram a luz, pela editora Nós. O lançamento retrata o incêndio na boate Cromañón, que matou 194 pessoas em 2004, do qual Camila é uma das sobreviventes.

Continua após a publicidade

Camila Sosa Villada

A autora travesti nasceu na Argentina e publicou o livro O Parque das Irmãs Magníficas (Tusquets, 2021), sobre um grupo de mulheres travestis de Córdoba. A escritora veio ao Brasil em 2022 para Festa Literária de Paraty (Flip).

Carlos Monteiro

Médico e professor titular do departamento de nutrição da Faculdade de Saúde Publica (FSP) da USP, Carlos Monteiro coordenou a elaboração, com Patricia Jaime, do Guia alimentar para a população brasileira. O pesquisador vai à Feira para defender a sobretaxação dos ultraprocessados na reforma tributária.

Claudia Piñeiro

É autora de romances de sucesso, como As viúvas das quintas-feiras (Alfaguara, 2007), que virou série pela Netflix. A escritora, dramaturga e roteirista argentina lança no Brasil o romance policial Catedrais, pela Primavera Editorial.

Dan 

Brasiliense, é autor de Vale o que tá escrito (DBA, 2023), que acompanha a trajetória de um miliciano no Distrito Federal.

Henry Louis Gates Jr.

O especialista em culturas africanas e afro-americanas é professor de Harvard e lança no Pacaembu Caixa-preta: escrevendo a raça pela Companhia das Letras. Também é autor de Os negros na América Latina (Companhia das Letras, 2014).

Continua após a publicidade

Iara Biderman

A jornalista e editora da Quatro Cinco Um estreia na ficção com o livro de contos Tantra e a arte de cortar cebolas (Editora 34, 2024).

Jabari Asim

O poeta, dramaturgo e professor de escrita norte-americano é autor de Em algum lugar lá fora (Instante, 2024), que aborda amor e amizade do ponto de vista de negros escravizados.

Jamaica Kincaid 

Escritora premiada e professora de história africana e afro-americana na Universidade Harvard (EUA), Kincaid nasceu em Antígua e Barbuda. No Brasil, publicou os romances A autobiografia da minha mãe (Alfaguara, 2020) e Annie John (Alfaguara, 2023).

João Moreira Salles 

O documentarista é fundador da revista Piauí e autor de Arrabalde: em busca da Amazônia (Companhia das Letras, 2022), livro que mistura relatos e entrevistas coletados durante os seis meses que o escritor passou no Pará.

Luiz Felipe de Alencastro 

Historiador e cientista político, Luiz Felipe de Alencastro lançará pela Tinta-da-China Brasil (selo editorial da Associação Quatro Cinco Um) Despotismo tropical: A ditadura e a abertura política nas crônicas de Julia Juruna, coletânea de artigos que retomam os acontecimentos-chave da abertura política e do processo de redemocratização.

Continua após a publicidade

Marcelo Viana

O matemático e cronista é diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e colunista da Folha de S.Paulo. Na Feira do Livro, lança Histórias da matemática: Da contagem nos dedos à inteligência artificial pela Tinta-da-China Brasil.

Marcos Bagno

Escritor, tradutor e professor de linguística na Universidade de Brasília (UnB), Bagno é conhecido pela sua militância contra o preconceito e a exclusão social por meio da linguagem. Ele é autor de dezenas de livros, entre os quais Dicionário crítico de sociolinguística (2017) e Não é errado falar assim!​​ (2008), ambos pela Parábola Editorial.

Maria Adelaide Amaral

A escritora e dramaturga luso-brasileira lança nova edição, revista pela autora, de Aos meus amigos (Instante). Publicado originalmente em 1991 pela Globo, o romance inspirou a minissérie Queridos amigos, exibida na Rede Globo em 2008, e gira em torno de um grupo de jovens que combatia a ditadura nos anos 70 e se reencontra nos anos 90 após o suicídio de um deles.

Martinho da Vila

Cantor, compositor e escritor brasileiro, lançou em fevereiro o livro de memórias Martinho da vida, pela editora Planeta. Em 2019, ele lançou um livro de crônicas 2018: crônicas de um ano atípico (Kapulana).

Nara Vidal

A autora mineira acaba de lançar Puro (Todavia), romance que se passa nos anos 30, no interior de Minas Gerais.

Continua após a publicidade

Natalia Timerman 

Escritora e psiquiatra paulistana é autora de Corpo Vazio (Todavia, 2021), obra que acompanha uma vítima de ghosting, e As pequenas chances (Todavia, 2023), sobre o luto pela morte do pai.

Rita Lobo

Cozinheira e escritora, é autora do clássico Panelinha: receitas que funcionam (Editora Senac, 2010).

Rodrigo Hübner Mendes 

É empresário e autor de O potencial da mudança: o desafio de navegar pelas incertezas (Objetiva, 2023), autobiografia em que narra suas experiências enquanto tetraplégico.

Rosa Freire d’Aguiar 

Tradutora e jornalista, lançou Sempre Paris: crônica de uma cidade, seus escritores e artistas no ano passado pela Companhia das Letras.

Stênio Gardel

O escritor cearense escreveu o livro A palavra que resta (Companhia das Letras, 2021), que foi premiado pelo National Book Awards na categoria de obra traduzida. 

Continua após a publicidade

Tatiana Salem Levy 

Autora de Vista Chinesa, Tatiana Levy lançará Melhor não contar: romance pela editora Todavia, uma autoficção que trata da sua relação com a mãe, os assédios que sofreu do padrasto e as violências que mulheres passam ao longo da vida.

Vera Iaconelli

Psicanalista, escritora e colunista da Folha de S. Paulo, é autora de Manifesto antimaternalista: psicanálise e políticas da reprodução (Zahar, 2023).

Compartilhe essa matéria via:

 

 

 

Publicidade