Avatar do usuário logado
OLÁ,

Livro resgata a história do Cine Bijou, o primeiro cinema de arte do país

A obra 'Memórias do Cine Bijou', escrita por Marcio Aquiles, será lançada neste sábado (15), no cinema histórico reaberto em 2022

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 jul 2023, 13h23
cine-bijou-livro-memoria
A fachada do Cine Bijou: livro resgata a memória do primeiro cinema de arte do país (Arquivo pessoal/Adriana Coelho de Moura/Divulgação)
Continua após publicidade

O livro Memórias do Cine Bijou, de Marcio Aquiles, será lançado neste sábado (15), no cinema histórico localizado na Praça Roosevelt.

Com farta pesquisa documental e entrevistas de artistas, críticos e acadêmicos como Rubens Rewald, Helena Ignez, Marcelo Rubens Paiva, Marília Gabriela, Jefferson Del Rios e Nabil Bonduki,  a obra recupera o legado do cinema inaugurado em 1962.

Símbolo da resistência à ditadura nos anos 60 e 70, é considerado o primeiro cinema comercial no Brasil a exibir filmes de arte de diretores como Ingmar Bergman, Jean-Luc Gordard e Truffaut.

Fechado em 1996, o espaço passou por ocupações alternadas, funcionando como cineclube ou teatro, até ser reaberto em janeiro de 2022 pelo grupo de teatro Os Satyros, que reformou o espaço.

O livro é uma publicação do selo Lucias, com edição da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap). Aquiles é coordenador de projetos internacionais da SP Escola de Teatro.

Continua após a publicidade

Praça Franklin Roosevelt, 214, Consolação,☎  3258-6345. Sáb. (15), 17h. Grátis. satyros.com.br.

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade