A programação do 21º Anima Mundi traz uma seleção numerosa de desenhos só para adultos. Mas os menorzinhos têm vez em sessões dedicadas especialmente a eles. Os pais, no entanto, devem se divertir com muitos dos filmes em exibição. A seguir, confira cinco dicas de produções, entre longas e curtas, para levar as crianças.
– ANINA, de Alfredo Soderguit (Uruguai, 80min)
Para quem prefere longas-metragens a curtas, esta produção uruguaia é uma boa opção. Vencedora do prêmio de público no Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires, mostra as experiências de uma menina de 10 anos, que, depois de uma travessura em um parquinho para crianças, recebe a punição mais estranha do mundo. Quando: sábado (17), 14h, Espaço Itaú de Cinema 1.
– ZAMBÉZIA, de Wayne Thornley (África do Sul, 83min)
Ainda entre os longas-metragens, esta produção aul-africana deve agradar aos menorzinhos que se acostumaram aos desenhos computadorizados que fazem sucesso nos cinemas. A fita narra a história de um jovem falcão, muito ingênuo, que viaja à cidade de Zambézia, habitada por pássaros, para descobrir a verdade sobre sua origem. Quando: domingo (18), 12h, Espaço Itaú de Cinema 1.
– SEMPRE CABE MAIS UM, de Max Lang e Jan Lachauer (Inglaterra, 25min)
Indicado ao Oscar de curta de animação em 2011 por The Gruffalo, Max Lang dirige esta comédia sobre uma bruxa gentil que decide transportar um cachorro, um pássaro e um sapo em sua vassoura mágica. Quando um dragão sequestra a feiticeira, os outros bichos se unem para salvá-la. Quando: domingo (18), 13h, Espaço Itaú de Cinema 2 (no programa de curtas Infantil 1).
– THE VERY HUNGRY CATERPILLAR, de Andrew Goff (Inglaterra, 6min)
Trata-se de um episódio de uma série de desenhos curtos inspirados em livros do escritor Eric Carle. O diretor inglês conta a história de uma lagarta que, pouco depois de nascer, sai numa aventura para encontrar alimentos. Quando: domingo (18), 16h, Cine Olido (no programa de curtas Infantil).
– SILÊNCIO, A VOVÓ ESTÁ DORMINDO, de Alexei Demin (Rússia, 13min)
Com traços simples e cores em tom pastel, o desenho russo acompanha a visita de um menino chamado Vaska a uma cidade repleta de pessoas rudes. Eles passa a sentir falta da cidade onde vive, habitada por pessoas educadas e silenciosas. Quando: sexta (16), 14h, Espaço Itaú de Cinema 1 (no programa de curtas Infantil 2).