Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Cia. Paideia celebra 25 anos com peças, palestras e evento inédito

Um dos principais grupos brasileiros de teatro infantojuvenil, a companhia paulistana celebra sua trajetória em festival na Zona Sul da cidade

Por Júlia Rodrigues
22 set 2023, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em 2023, a Cia. Paideia, um dos grupos de teatro infantojuvenil mais importantes do país, completa 25 anos. A trupe nasceu junto à organização sem fins lucrativos Paideia Associação Cultural, cuja sede fica em Santo Amaro, na Zona Sul da capital.

    As comemorações acontecem durante a 17ª edição do Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia, que ocupa até terça (26) vários espaços culturais do bairro, inclusive o prédio da associação, com espetáculos inéditos, palestras e encontros do Projeto Babel: A Arte de Escutar, evento internacional sobre teatro para crianças que acontece pela primeira vez no Brasil.

    panda-pand-d'haus
    Cena de ‘Panda Pand’: presente. (David Baltzer/Divulgação)

    Fundada em 1998 pela dupla de atores Amauri Falseti e Aglaia Pusch, a Paideia ocupa, desde 2005, um galpão doado pela prefeitura, usado antes como estacionamento de ambulâncias e veículos de combate a zoonoses.

    O local, que possui salas de espetáculo e ensaio, biblioteca e cinema, recebe alunos de escolas públicas, professores e jovens para vivências gratuitas em teatro. “Quando comecei a fazer peças infantis, nós ficávamos no proscênio, não ocupávamos o palco como os atores do teatro adulto. Por isso, é um grande orgulho comemorar esse aniversário”, diz Amauri.

    Continua após a publicidade

    Na programação do festival, estão peças de estados como Bahia, Pará e Minas Gerais, e de companhias internacionais, vindas da Alemanha, da Itália, do Chile e do México.

    Um dos destaques é Panda Pand, espetáculo da alemã D’Haus, com quem a Paideia trabalha desde a primeira edição do festival, dado como presente à trupe. A anfitriã também apresenta dois trabalhos inéditos, João Bobo, baseado em um conto popular brasileiro, e Homenagem à Vó Suzana, sobre a conhecida voz da Comunidade Samba da Vela, roda de samba fundada em São Paulo no ano 2000.

    Haverá também a exibição do documentário Teatro: Uma Janela para a Vida, que faz uma retrospectiva da atuação da Paideia.

    Continua após a publicidade

    Publicado em VEJA São Paulo de 22 de setembro de 2023, edição nº 2860

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade