Avatar do usuário logado
OLÁ,

CCBB exibe sessões gratuitas de filmes indígenas brasileiros e nórdicos

Mostra de Cinema Nórdico acontece entre os dias 16 e 30 de agosto

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 ago 2023, 20h35
mostra-cinema-nordico-brasil
Cena do curta norueguês 'Filha do Sol' (Daughter Of The Sun/Reprodução)
Continua após publicidade

A Mostra de Cinema Nórdica ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil de quarta-feira (16) até 30 de agosto com exibições gratuitas de títulos de cineastas ilustres de origem indígena brasileira e da Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia. A entrada é gratuita.

+ 18ª Mostra Mundo Árabe de Cinema exibe 10 filmes inéditos

Organizada pelo Instituto Cultural da Dinamarca em parceria com as embaixadas dos países, a mostra celebra 40 anos do Programa Norueguês para Povos Indígenas. O evento propõe um diálogo entre produções brasileiras indígenas e nórdicas que abordam temas como os direitos humanos, diversidade sexual e de gênero, meio ambiente e sustentabilidade, além de aspectos políticos e culturais das duas comunidades.

A abertura será realizada com uma sessão de curtas, que inclui os brasileiros Mãri Hi – A Árvore do Sonho (2023), Thuë pihi kuuwi – Uma mulher pensando (2022) e Yuri uxëa tima thë – A pesca com Timbó (2023).

No total, 20 filmes contemporâneos e clássicos serão exibidos, entre documentários, dramas e thrillers. Um dos destaques é o longa sueco Os Emigrantes (1971), indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Continua após a publicidade

A programação completa está no site do CCBB.

R. Álvares Penteado, 112, Centro. De 16 a 30 de agosto. Vários horários. Gratuito (necessário reserva de ingressos na plataforma).

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade