Avatar do usuário logado
OLÁ,

Casa Mário de Andrade tem programação de férias com exposições e oficinas

Localizado na Barra Funda, museu oferece atividades como contação de histórias e grupos de estudos

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 jul 2024, 16h36
casa-mario-de-andrade
Exposição "A Origem de Macunaíma" (André Hoff/Divulgação)
Continua após publicidade

A Casa Mário de Andrade, localizada na Barra Funda, oferece uma programação especial durante as férias escolares. As atividades incluem exposições sobre a vida e obra do modernista Mário de Andrade, contação de histórias e um grupo de estudo sobre masculinidades. Confira a programação.

Exposições

A Casa está com duas mostras que ficam em cartaz até 4 de agosto. A primeira é Estúdio de uma vida, que aborda a importância da casa na formação da identidade de Mário de Andrade. O público poderá conferir uma parte dos móveis originais e desenhados pelo próprio modernista, como a escrivaninha, o divã e o harmônio que Mário costumava tocar.

casa-mario-de-andrade
Harmônio utilizado por Mario de Andrade (André Hoff/Divulgação)

A Origem de Macunaíma conta a história de uma das obras de maior destaque do escritor. A experiência imersiva oferece três estações com óculos de realidade virtual, que prometem transportar os visitantes para um encontro com Mário de Andrade no estúdio onde ele desenvolvia seus trabalhos. A figura de Mário de Andrade, que teve sua voz recriada por meio de Inteligência Artificial, convida o público a embarcar em uma aventura ao Monte Roraima para conhecer os mitos da região amazônica. A experiência em VR é aberta a todos acima de 12 anos e exige agendamento.

casa-mario-de-andrade
(André Hoff/Divulgação)
Continua após a publicidade

Café

Inaugurado em maio deste ano, o espaço do café, gerido pelo Caffé Ristoro, traz no cardápio uma série de pratos, como bolo de doce de leite com lascas de amêndoas e as famosas focaccias de tomate, alcachofra e calabresa. Já entre as bebidas quentes, os destaques são o cappuccino, café expresso e chocolate quente. 

Grupo de Estudos

O museu oferecerá, a partir desta quarta (10), das 19h às 21h, o grupo de estudos Masculinidades e a Nação Brasileira, com encontros guiados pelo pesquisador Zé Mariano às quartas-feiras até o fim do mês. A proposta do grupo é identificar como o debate entre gênero, sexualidade, raça, classe e nação foram abordados na literatura brasileira produzida na Primeira República (1889-1930). 

Oficina

A artista visual Carolina Casarin comandará, no sábado (13), das 10h às 16h30, a oficina Figurino Modernista. Na parte da manhã haverá uma roda de conversa sobre a importância da aparência na arte moderna e os modos de vestir dos modernistas de São Paulo na década de 1920. Já no período da tarde, será aplicada a oficina de criação de figurinos lúdicos e criativos, utilizando diferentes materiais e técnicas. É recomendado que os participantes levem retalhos e peças de roupa.

Continua após a publicidade

Contação de História

O Núcleo de Ação Educativa da Casa Mário de Andrade preparou para o público infantil uma contação de histórias com o tema As festas do boi, aos sábados, dias 20 e 27 de julho, em dois horários, das 11h às 12h, e das 15h às 16h. Nesta atividade, crianças de até três anos, acompanhadas pelos responsáveis, conhecem as histórias sobre as tradicionais festas do boi espalhadas pelo Brasil, com o objetivo de integrá-las ao espaço do museu de modo leve e divertido.

Casa Mário de Andrade. Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda. 11 4096-9900 – ramal 9854. Ter. a dom., inclusive feriados, 10h/18h. Grátis.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade