Cartão-postal de Santos, Bolsa Oficial de Café celebra 103 com programação especial
Prédio histórico abriga o Museu do Café e propõe atividades gratuitas durante os dias 6 e 7 de setembro

Cartão postal de Santos, o edifício da Bolsa Oficial de Café celebra 103 anos de construção neste sábado (6) e domingo (7). Na ocasião, a visita ao Museu do Café (MC), sediado no prédio histórico, será gratuita.
O público ainda poderá participar de visitas mediadas, às 10h, 11h e 16h, com foco na história do prédio.
Às 15h10, o Salão do Pregão, antigo palco das negociações diárias de café, receberá a apresentação musical One Man Band, de Vasco Faé, parte do Festival Clube do Blues de Santos.
Durante o fim de semana, das 10h às 18h, também será possível acompanhar o processo de produção obra da artista Isadora Ribeiro no terreno anexo ao edifício. A pintura em grafite será desenvolvida na presença do público, aproximando a arte urbana do MC.
103 anos de história
Construído para organizar as operações cafeeiras, o edifício da Bolsa Oficial de Café foi inaugurado em 1922, durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil.
O palácio se destaca pela riqueza dos detalhes decorativos e dos materiais, elementos que o tornaram símbolo da prosperidade associada ao mercado cafeeiro da época.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o espaço abriga, desde 1998, o Museu do Café (MC) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo –, que se consolidou como um dos pontos turísticos mais visitados da região, recebendo cerca de 400 mil visitantes por ano.
Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico, Santos (SP). 13 3213-1750. Ter. a sáb., 9h/18h. Dom., 10h/18h.