BiblioSP libera livros gratuitos de Luis Fernando Veríssimo
Humor e olhar crítico marcam legado do escritor, falecido aos 88 anos

A Prefeitura de São Paulo presta uma homenagem a Luís Fernando Veríssimo, falecido em 30 de agosto aos 88 anos, em Porto Alegre. Na plataforma gratuita BiblioSP Digital, leitores podem acessar mais de 30 títulos do autor gratuitamente. O acervo, disponível mediante cadastro, é parte do conjunto de mais de 17 mil livros da biblioteca digital.
Vida e trajetória
Reconhecido como um dos maiores cronistas e humoristas da literatura brasileira, Veríssimo deixou mais de 80 obras publicadas e um estilo inconfundível de humor irônico sobre o cotidiano nacional.
Filho do escritor Érico Veríssimo, Luís Fernando nasceu em Porto Alegre em 1936 e passou parte da infância nos Estados Unidos, onde cultivou a paixão pelo jazz e pelo saxofone.
Atuou como revisor, tradutor e publicitário antes de lançar seu primeiro livro, O Popular, em 1973. Desde então, publicou mais de 80 obras e ultrapassou 5,6 milhões de exemplares vendidos.
Entre seus personagens inesquecíveis estão Ed Mort, o detetive trapalhão; o Analista de Bagé, psicanalista de sotaque gaúcho; e a Velhinha de Taubaté, que simboliza a ingenuidade política brasileira.
Adaptações
Seu humor também chegou às telas com a série Comédias da Vida Privada (TV Globo, 1995-1997), além de colaborações em programas como TV Pirata. Ed Mort foi adaptado para o cinema e seus livros renderam prêmios importantes, como o Jabuti (2010), o Troféu HQ Mix (1996) e o Prêmio Juca Pato (1996), que o consagrou como Intelectual do Ano.
Obras em destaque na BiblioSP Digital
As Mentiras que os Homens Contam (2000) – crônicas sobre as pequenas farsas cotidianas
Comédias para se Ler na Escola (2001) – sucesso editorial com mais de 1,2 milhão de cópias vendidas
Os Espiões (2009) – mistura de suspense e humor
As Cobras (1975) – tirinhas que ironizam política, religião e futebol