Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Empresas baixam preços de passagens aéreas internacionais e cruzeiros

Para driblar o dólar alto, companhias oferecem descontos e promoções

Por Mônica Santos
Atualizado em 1 jun 2017, 16h29 - Publicado em 19 nov 2015, 23h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No início do segundo semestre de 2015, enquanto o real se desvalorizava ante o dólar a passos largos e o valor das passagens aéreas disparava, muita gente anunciou que suspenderia ou repensaria aquele projeto de férias no exterior. Mas isso durou só até o preço dos bilhetes internacionais começar a despencar — em alguns casos, acredite, eles estão mais baratos do que em 2014, mesmo com a cotação da moeda americana perto dos 4 reais.

    “Temos visto, nos últimos meses, promoções de voo para Miami por 300 dólares mais as taxas”, diz Jarbas Correa Junior, vice-presidente comercial da Agaxtur. “No ano passado, era difícil encontrar passagem por menos de 700 dólares.”

    + Cinco estratégias para fazer a viagem caber no orçamento

    A maior parte das promoções anunciadas pelas companhias aéreas tem como destino os Estados Unidos, mas há outras possibilidades. “O Chile é uma ótima opção. Para fevereiro de 2016, há passagens para a capital, Santiago, por 126 dólares”, diz Emerson Belan, diretor nacional de vendas da CVC. Nas últimas semanas, a rota de preços mais acessíveis estendia-se também a destinos como Punta del Este, no Uruguai (195 dólares), e cidades europeias, entre elas Paris e Barcelona (450 dólares cada uma).

    Todos os valores eram para ida e volta, sem taxas inclusas. É importante considerar que são promoções de ocasião, que surgem e somem de uma hora para outra. Como avião que decola vazio não interessa a ninguém, as companhias liquidam um porcentual de assentos até a quantidade suficiente para cobrir os seus custos. Depois disso, os valores voltam a subir.

    Continua após a publicidade
    Navio Lírica MSC Cruzeiros
    Navio Lírica MSC Cruzeiros ()

    Estratégia semelhante foi adotada pelas quatro empresas de cruzeiros marítimos que operam na costa brasileira. Juntos, os dez navios da MSC Cruzeiros, Royal Caribbean, Pullmantur e Costa Cruzeiros disponibilizam maisde 57 000 leitos ao longo da temporada, que vai deste mês até abril de 2016. A maior parte das viagens ocorre entre portos brasileiros, com duração de três a cinco noites. 

    Na Royal Caribbean, por exemplo, um pacote de três noites (Santos-Búzios-Santos) custa a partirde 858 reais por pessoa em cabine interna dupla, já com taxas incluídas. No ano passado, um roteiro similar era vendido por 1 099 reais. Na mesma empresa, uma jornada de sete noites saindo de Santos, no mês de janeiro, com paradas em Punta del Este, Buenos Aires e Montevidéu, sai por 2 513 reais. Quem comprou o mesmo pacote em setembro fez negócio ainda melhor: pagou1 499 reais.

    Continua após a publicidade
    Punta del Este
    Punta del Este ()

    “A volatilidade do dólar deixou o turista apreensivo, e ele demoroua se decidir”, conta Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos. “Com isso,as companhias intensificaram suas promoções para não perder clientes.” O congelamento do câmbio do dólar em valores abaixo dos 3 reais, parcelamento em reais em até dez ou doze vezes e viagem grátis para terceiro e quarto passageiros na mesma cabine fazem parte da relação de promoções vigentes nas operadoras em novembro.

    + Turismo radical: quatro destinos para quem gosta de aventuras

    Serviço: Agaxtur (tel. 3067-0900, www.agaxturviagens.com.br), CVC (tel. 3003-9282, www.cvc.com.br), Costa Cruzeiros (tel. 2123-3677, www.costacruzeiros.com), MSC Cruzeiros (tel. 4003-1058, www.msccruzeiros.com.br), Pullmantur (tel. 3181-5700, www.pullmantur.com.br), Royal Caribbean (tel. 0800-892-0206, www.royalcaribbean.com.br).

    Publicidade

    Publicidade