Avenida Paulista faz aniversário domingo (8) com programação cultural gratuita

Via vai virar um corredor cultural, unindo sete casas de cultura e museus com entrada de graça para o público

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 dez 2024, 13h54 - Publicado em 7 dez 2024, 08h00
paulista
Vista da Avenida Paulista (Prefeitura de SP/Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

A Avenida Paulista comemora domingo (8) 133 anos e uma série de atividades serão realizadas em homenagem a esse aniversário tão especial. Das 10h às 17h a via vai virar um corredor, a Paulista Cultural, unindo sete casas de cultura e museus com entrada de graça para o público.

A Casa das Rosas, o Centro Cultural Fiesp, o IMS (Instituto Moreira Salles) Paulista, o Itaú Cultural, a Japan House São Paulo, o Masp (Museu de Arte de São Paulo) e o Sesc Avenida Paulista elaboraram uma programação conjunta para ampliar o acesso à arte e à cultura, reforçando a Avenida Paulista como um importante destino turístico e artístico de São Paulo.

Para incentivar a visita e o passeio pelos 2.700 metros da avenida, que é o maior corredor cultural da cidade, o evento promove apresentações de dança performática, contação de histórias, aulas de dança, oficinas de arte, bonecos, fotografia e máscaras.

Esta é a quarta edição do evento promovido pela Paulista Cultural e o destaque será o intercâmbio entre as instituições culturais localizadas na tradicional avenida de São Paulo.

Neste ano, cada instituição vai propor atividades que serão realizadas em uma localidade diferente do corredor, oferecendo novas perspectivas para o público desfrutar da avenida.

Continua após a publicidade

Durante o evento, os visitantes poderão retirar gratuitamente o Passaporte Sou Paulista Cultural, que estará disponível na recepção das sete instituições a partir de domingo 8 e será válido para visitas ao longo das férias. A cada visita, os participantes poderão coletar um carimbo, registrando suas experiências culturais de forma interativa.

Confiram a programação:

Japan House São Paulo no Sesc Avenida Paulista: A Japan House São Paulo traz a Vivência da Dança do Dragão de Nagasaki, uma apresentação conduzida pelo Grupo Nagasaki Jya Odori, único no Brasil a manter viva essa tradição. A dança, realizada com um dragão de mais de 100kg e com 20 metros de extensão confeccionado artesanalmente no Japão, é inspirada em uma antiga lenda que diz que o dragão traz prosperidade e fertilidade àqueles que o conhecem. Após a apresentação, haverá um workshop em que o público poderá aprender os movimentos básicos dessa dança.

Vivência da Dança do Dragão de Nagasaki na Japan House
Vivência da Dança do Dragão de Nagasaki na Japan House (@zezobauer /Reprodução/Divulgação)
Continua após a publicidade

IMS Paulista no Centro Cultural Fiesp: a oficina Paulista de Ponta Cabeça propõe uma experiência imersiva com câmeras escuras, permitindo aos participantes explorar o entorno do Centro Cultural Fiesp e comparar o passado e o presente da Avenida Paulista através de monóculos com fotos históricas. A oficina é uma oportunidade de interação com a história da cidade.

Sesc Avenida Paulista na Casa das Rosas: no jardim da Casa das Rosas, o Sesc Avenida Paulista promove a aula aberta Casa das Rosas no Ritmo, que combina movimentos aeróbicos com ritmos latinos, como salsa, mambo, merengue e reggaeton. A atividade visa promover o condicionamento físico de forma divertida e acessível a todas as idades;

Casa das Rosas também tem programação na Paulista Cultural
Casa das Rosas também tem programação na Paulista Cultural (André Hoff/Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade

Centro Cultural Fiesp no Itaú Cultural: Para o público infantil, a contação de histórias ‘Histórias da Gaveta’, da Cia Teatro InComum, será realizada no espaço Bulevar do Rádio ao lado do Itaú Cultural. ‘Guarda Pó’ e ‘Tira Poeira’ convidam as crianças a abrir gavetas cheias de surpresas, com poemas, trava-línguas e adivinhações, mostrando a importância da leitura e da literatura de forma lúdica;

Casa das Rosas no IMS Paulista: o museu Casa das Rosas leva uma Oficina de arte urbana com o artista e produtor cultural Kleber Pagu para o térreo do IMS Paulista. O público poderá criar o próprio estêncil, do molde à aplicação da tinta, inspirado em elementos arquitetônicos da Casa das Rosas e nas demais instituições que marcam a paisagem da Avenida Paulista. A atividade aborda a conexão entre arte urbana e patrimônio cultural, guiada no visual da região.

Masp na Japan House São Paulo: o Masp Oficinas apresenta Máscaras-manifesto: ocultar e revelar’, conduzida por Gustavo Inafuku. Inspirada no romance Confissões de uma máscara, de Yukio Mishima, a oficina convida os participantes a realizar intervenções gráficas em máscaras de papel, abordando a formação da identidade pessoal e as vivências de grupos minoritários. Utilizando técnicas de gráfica de guerrilha, como estêncil e colagem, o objetivo é criar e compartilhar mensagens de forte impacto visual, promovendo um espaço de reflexão e expressão criativa. Durante o evento do dia 8 de dezembro, a entrada no Masp será gratuita; os ingressos poderão ser reservados antecipadamente no site do MASP.

Continua após a publicidade

Itaú Cultural no Masp: o IC propõe aos visitantes do MASP a oficina ‘A Linha de Cada Um’, criada e promovida pelo Grupo Caixa de Imagens. Por quais caminhos as linhas nos levam a percorrer? Que linhas traçamos em e com nossas mãos? Esta oficina consiste na criação e confecção de bonecas miniaturas feitas de palitos de fósforos, linhas e papéis de vários tipos e cores. A inspiração para criação vem dos tradicionais bonecos da Guatemala. O Grupo Caixa de Imagens, formado por Mônica Simões e Carlos Gaúcho, completou 30 anos de carreira em 2024.

Veja toda a programação com horários aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.