Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Ativistas jogam sopa em obra de Van Gogh em museu de Londres

Tela de 500 milhões de dólares não ficou danificada; dupla foi presa após ato

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 out 2022, 12h57 - Publicado em 14 out 2022, 12h56
Dupla estava vestindo camisetas do grupo de protesto climático Just Stop Oil
Dupla estava vestindo camisetas do grupo de protesto climático Just Stop Oil (@damiengayle/Twitter/Reprodução)
Continua após publicidade

Dois ativistas foram presos nesta sexta-feira (14) após jogarem sopa na obra “Girassóis”, de Vincent van Gogh, uma das telas mais requisitadas pelos visitantes da National Gallery, em Londres. A tela possui uma proteção e não ficou danificada, e os dois manifestantes foram presos.

+Em média, 71 pessoas por dia passaram a morar nas ruas na capital

Segundo reportagem do jornal inglês The Guardian, foram ouvidos gritos de “Oh meu Deus”, durante o ato realizado na sala 43 da galeria por volta das 11h no horário de Londres.

Os dois jovens são ingleses. Eles foram identificados como Phoebe Plummer, 21, de Londres, e Anna Holland, de 20 anos, de Newcastle. Após tirarem as jaquetas que estavam vestindo, foi possível identificar que a dupla estava vestindo camisetas do grupo de protesto climático Just Stop Oil. “Você está mais preocupado com a proteção de uma pintura ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas? A crise do custo de vida é parte do custo da crise do petróleo, o combustível é inacessível para milhões de famílias com frio e fome. Eles não podem nem aquecer uma lata de sopa”, discursou Plummer, segundo o Guardian.

Continua após a publicidade

A polícia foi chamada e prendeu os manifestantes. A sala foi imediatamente esvaziada para a limpeza. Em nota, a National Gallery informou que houve apenas pequenos danos na moldura.

Publicidade