A novela Amor de Mãe se envolveu em polêmicas por exibir cenas que trazem informações falsas em relação a Covid-19.
Em uma das cenas, Lídia (Malu Galli) e Magno (Juliano Cazarré) afirma que, por já terem sido contaminados e curados do vírus, os dois poderiam ficar sem máscara de proteção no mesmo ambiente fechado.
#GloboLixo assumindo que quem já pegou covid tem anticorpos e não pega mais? É isso mesmo, produção?#AmorDeMãe pic.twitter.com/equE2zMiqA
— Eu Só Sei Dizer Que (@RosanaACRV) March 19, 2021
Após críticas, a Globo informou em nota: “Quando a novela foi gravada, não havia conhecimento sobre a reinfecção de Covid 19. Hoje, sabemos que ela acontece e, como a novela já foi toda gravada, vamos exibir, ao final do capítulo, uma cartela que esclarece a situação e incentiva que a população mantenha todos os cuidados”.
Em outro capítulo, a enfermeira Betina (Isis Valverde) usa um modelo de máscara não recomendada para profissionais da saúde pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a KN95.
Betina, a enfermeira de Amor de Mãe, vai se contaminar, morrer pois não está com a máscara adequada. Já prevejo esse final.
Essa daí é da mesma qualidade que a Anvisa diz que não serve, né?#mascara #pff2 #PFF2paraTodos #AmorDeMae pic.twitter.com/asDnmTAQkz
— Carmen Rosa (@carmenrosa87) March 19, 2021
O personagem de Irandhir Santos, Álvaro, também foi exibido com proteção facial inadequada: uma máscara de plástico sem vedações.
Tentando entender o conceito da máscara do Álvaro. Não protege NADA rs #amordemãe pic.twitter.com/ThYt7pnbdQ
— 𝒅𝒂𝒗𝒊𝒅 (@davidbowiezinho) March 16, 2021
Por causas falhas, a emissora decidiu lançar um aviso sobre transmissão da Covid-19 que passará a aparecer ao final de todos os episódios:
+Assine a Vejinha a partir de 6,90