Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

A Espetacular Charanga do França é uma das vencedoras do APCA de 2022

Associação de críticos de arte também escolheu Ratos de Porão como artista do ano e Isabel Teixeira como melhor atriz

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 fev 2023, 12h40 - Publicado em 8 fev 2023, 12h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Entre os mais de 50 artistas escolhidos pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) como os melhores de 2022 está a banda A Espetacular Charanga do França, que levou o prêmio de projeto especial na categoria Música Popular. Apesar de ser associada muitas vezes ao Carnaval, por ser um dos principais blocos do Carnaval de rua da cidade de São Paulo, eles também promovem no decorrer de todo ano shows, bailes e oficinas musicais, além de já terem gravado um álbum e alguns singles.

    +Tarcísio veta projeto que previa redução de imposto sobre heranças

    A escolha dos melhores de 2022 correu na noite da última segunda-feira (6) na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, em encontro presencial que não ocorria havia dois anos devido à pandemia. Eles selecionaram as seguintes categorias: arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música popular, rádio, teatro, teatro infanto-juvenil e televisão. Julia Rodrigues, da Vejinha, integrou o júri de teatro infanto-juvenil. A data de local de entrega dos troféus e o formato da cerimônia ainda serão divulgados pela APCA.

    Na categoria televisão o remake da novela Pantanal, da TV Globo, foi a grande consagrada, com três estatuetas: Bruno Luperi (autor); Isabel Teixeira (atriz) e Osmar Prado (ator). A melhor obra de arquitetura foi para H+F Arquitetos (Pablo Hereñu e Eduardo Ferroni) pelo Museu do Ipiranga. Entre os escolhidos em música popular, estão Milton Nascimento, que levou o grande prêmio de crítica, e Ratos de Porão como artista do ano. O podcast Mano a Mano, apresentado por Mano Brown no Spotfy, está entre os selecionados na categoria rádio. Em artes visuais os críticos decidiram homenagear postumamente Emanoel Araújo , morto em setembro de 2022, como personalidade do ano e a exposição imersiva de Portinari no MIS Experience.

    Confira abaixo todo os escolhidos

    Arquitetura

    Continua após a publicidade

    Artes visuais

    Cinema

    Continua após a publicidade

    Dança

    Literatura

    Continua após a publicidade

    Música popular

    Rádio

    Continua após a publicidade

    Teatro

    Teatro infanto-juvenil

    Continua após a publicidade

    Televisão

    Publicidade

    Publicidade