Avatar do usuário logado
OLÁ,

Museus promovem passeio poético no aniversário da cidade

A caminhada grátis tem início na Casa das Rosas e chega até a antiga residência do escritor Mário de Andrade na Barra Funda

Por Camila Pusiol
23 jan 2019, 19h49
Mario de Andrade
Casa Mário de Andrade é uma das participantes da Jornada (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Nesta sexta (25), a cidade de São Paulo completa 465 anos. Para comemorar a data, a rede de Museus-Casas Literários, formada pela intuições Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, preparou um passeio especial, o Encontro Peripatético: Três poetas em São Paulo. As bases são as obras dos poetas Haroldo Campos, Mário de Andrade e Guilherme de Almeida. O objetivo é que os participantes desta caminhada vivenciem os aspectos de São Paulo revelados pela trajetória dos três grandes escritores.

A primeira atividade do dia começa às 10h na Casa da Rosas, onde o público será recebido com um café da manhã de boas-vindas. Nessa etapa do passeio, os visitantes poderão perceber a relação de Haroldo de Campos com o romance Macunaíma, de Mário de Andrade.

Imagem mostra fachada da Casa das Rosas
Casa das Rosas, na Avenida Paulista: espaço cultural da cidade (Debora Nazari/Veja SP)

De lá, os paulistanos se dirigem para a Casa Guilherme de Almeida, onde será exibido um documentário sobre a importância da cidade na poética de Haroldo de Campos, além de uma visita ao acervo do museu, que evidencia a paixão de Guilherme de Almeida pela metrópole.

Por fim, já na Casa Mário de Andrade, os visitantes participam de uma palestra sobre a atuação de Mário de Andrade e Guilherme de Almeida como críticos de cinema.

Continua após a publicidade
Casa Guilherme de Almeida
A Casa Guilherme de Almeida, no Bairro do Sumaré se destaca pela cor e pela obra de Victor Brecheret (ANDRE HOFF/Divulgação)

A participação no passeio é gratuita.

 

Publicidade