Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Verão 2026: A moda que transita com liberdade entre a areia e o asfalto

Estilistas apostam em peças multifuncionais, tecidos sustentáveis e tons neutros para criar looks que levam a sofisticação da praia direto para o dia a dia

Por Vanessa Barone
9 jan 2026, 08h00 •
A-moda-praia-colorida-Amir-Slama
Modelos de moda praia da Amir Slama: peças com pegada artesanal (Camila Maia/Veja SP)
Continua após publicidade
  • Um top com alças de contas coloridas se transforma em peça para a noite, quando combinado a saia ou calças. No sentido oposto, a camisa de linho pula do figurino casual direto para as areias, servindo como saída de praia. Para a moda verão 2026, não há limites para o uso de quase nada — desde que não se perca o bom senso.

    Produções estilizadas com peças tiradas do guarda-roupa casual fazem bonito à beira-mar e vice-versa. É o que dizem os estilistas. “Os nossos maiôs podem muito bem ser usados como blusa, em outra ocasião”, diz Amir Slama, criador da marca homônima, de São Paulo, e profundo conhecedor do segmento de moda praia, no qual está há 35 anos — primeiro com a marca Rosa Chá (hoje, do grupo Restoque) e, atualmente, com a Amir Slama.

    O-estilista-Amir-slama-posa-com-modelos
    As modelos Jae Chang, Alicia Kuczman e Sayonara Romão, com o estilista Amir Slama: moda praia elaborada (Camila Maia/Veja SP)

    Em sua mais recente coleção, desfilada na última São Paulo Fashion Week, em outubro, o estilista investiu em peças supertrabalhadas e com aspecto artesanal, adornadas com pedraria, miçangas e outros detalhes que levam sofisticação a um ambiente que costuma primar pelo despojamento.

    Nos biquínis e maiôs, trabalhou recortes e modelagens calcinha asa-delta, na moda nos anos 1980, está de volta. Ele dá a sensação de pernas mais longas e deixa o visual sexy”, afirma Slama, cuja coleção foi batizada de Fashion for Forests, em homenagem ao movimento global criado pela empresária Catarina Bellino e pela ativista Txai Suruí.

    Continua após a publicidade

    “As marcas hoje precisam ter preocupação com o ambiente. Estamos evoluindo e conseguimos usar um tipo de malha (jérsei) feito com fibras recicladas”, completa o designer. Para Renato Thomaz, diretor de marca da Água de Coco, os consumidores estão em busca de praticidade e de peças atemporais quando o assunto é guarda-roupa de verão. “Identificamos um crescimento de 30% nas vendas de peças lisas e de cores neutras”, destaca ele. Esse comportamento, aliás, confirma a aposta da Pantone, que elegeu o branco Cloud Dancer como a cor do ano de 2026.

    Modelo-veste-produção-água-de-coco
    Modelo da coleção Água de Coco: sofisticação além da areia (Lucas Henrique de Freitas/Divulgação)

    Mas, na Água de Coco, o termo “neutro” não significa sem graça. Ao contrário: há tempos, os criadores da marca investem em coleções caprichadas, que não foram feitas para ficar restritas à areia da praia ou à beira da piscina, mas para acompanhar o ritmo da vida no as falto — com a mesma elegância. E mais: a grife identificou um nicho de mercado para peças com estilo “moda praia festivo”, para vestir a clientela que frequenta as festas que estremecem balneários chiques como Trancoso (BA) e Carneiros (PE) durante a temporada. “São peças que têm tudo a ver com o life style brasileiro”, aposta Thomaz.

    Continua após a publicidade
    Modelo-masculino-da-Água-de-coco
    Look masculino de moda praia da Água de Coco: cores neutras em alta (Lucas Henrique de Freitas/Divulgação)

    Reconhecido pelos looks maximalistas, estampados e coloridos, o designer e stylist Dudu Bertholini levou a exuberância da estação para a decoração. Recentemente, lançou uma coleção de vinte produtos para a marca de móveis e objetos Tok&Stok, chamada Vibra Verão.

    xícara-da-coleção-Vibra-Verão
    (Rafael Brilhante/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Composta por artigos como pratos, tigelas, xícaras, canecas, almofadas, bandejas, cadeiras, bolsas de praia e até pareôs (peças de tecido retangulares), a linha assinada pelo designer carrega a vibração de seus looks. “A coleção é estampada, otimista e exuberante: a cara do verão e do Brasil”, afirma o designer, que acredita que, como a vestimenta, a casa mostra quem nós somos. “Ela é o contorno da nossa expressão”, diz Bertholini, que tem a história como criador bastante atrelada à estamparia e quer convidar os consumidores a brincar com suas linhas e cores, sem me do de exagerar. “Ninguém precisa usá-las juntas, se achar que é demais. É possível criar uma harmonia combinando uma peça estampada com outra lisa”, afirma.

    O-designer-Dudu-Bertholini
    O designer Dudu Bertholini: coleção especial para a Tok&Stok (Rafael Brilhante/Divulgação)

    Um jeito de criar uma composição à prova de erro é optar por um tom que também esteja presente na estampa. E a dica vale tanto para a decoração quanto para o vestuário. Os pareôs estampados da coleção para a Tok&Stok são um exemplo perfeito de versatilidade. “Eles são ótimos elementos para adicionar cor e fantasia ao vestuário. Podem virar um robe de chambre, um vestido frente-única, uma saia ou um lenço para amarrar na cintura”, ensina o designer, que também sugere o uso da peça na decoração (forrando um sofá, por exemplo) para acrescentar graça ao ambiente e criar um ponto de cor em uma sala mais neutra.

    Continua após a publicidade
    prato-da-coleção-Vibra-Verão
    (Rafael Brilhante/Divulgação)

    Para Bertholini — que é um dos fundadores da marca Neon, já assinou figurinos para o teatro e é, atualmente, apresentador do programa Esquadrão da Moda, no SBT, ao lado da modelo Renata Kuerten — não há regras rígidas. Tudo é uma questão de experimentar e treinar o olhar. “Basta usar a sensibilidade para criar uma combinação cheia de personalidade”, completa.

    Almofada-da-Tok&Stok
    Almofada da coleção Vibra Verão, da Tok&Stok com Dudu Bertholini: exuberância (Rafael Brilhante/Divulgação)
    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês