SPFW: Aluf apresenta coleção inspirada no circo
A estilista Ana Luisa Fernandes usou elementos do universo circense e os redesenhou, para criar peças refinadas e contemporâneas

Batizada de Malabares, a coleção de outono-inverno 2025 da marca Aluf passeia pelo universo circense antigo, fazendo analogia entre o universo da moda e do circo. Para isso, a estilista Ana Luisa Fernandes brincou com formas, cores e símbolos, a partir de um olhar refinado e contemporâneo.
O desfile, realizado no último domingo (6), é parte do calendário da 59ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), que segue até sexta (11), em diferentes endereços da cidade.

A cartela de cores outonais, as sobreposições e o volume concentrado em mangas, ancas e babados, que fazem parte do DNA da Aluf, estão presentes em produções atuais e versáteis. Na silhueta, as golas assumem protagonismo em uma cartela de cores que transita por tons desbotados – e garante a atmosfera nostálgica do circo vintage. Entre os tecidos, com diferentes pesos e texturas, destacam-se as bases acetinadas de alfaiataria da G.Vallone, produzidas com fibras de viscose sustentáveis (Lenzing Ecovero).

As bolsas da coleção são assinadas em colaboração com a Nohma e foram inspiradas na geometria de um picadeiro de circo. O tema se reflete também no uso de outros elementos, como as listras das roupas dos palhaços, pompons, bolas de malabares e os próprios tickets de entrada, que aparecem em sutis relevos feitos artesanalmente sob o couro.

Os sapatos, feitos em parceria com a marca Blue Bird, são cobertos com veludo, fazendo referência às cortinas do circo. Além dele, botas em camurça marinho dão o acabamento aos looks com a identidade clássica atemporal da marca de sapatos, reconhecida pelo seu olhar sofisticado que une conforto e design.
Através da união de diferentes formas, cores e texturas, as peças exploram o contraste entre o lúdico e o utilitário, celebra a mulher contemporânea, que equilibra múltiplas demandas com maestria, transformando sua arte de viver em algo digno de aplausos.